Movimentos
|
30 de novembro de 2017
|
21:11

Agentes da Polícia Civil iniciam operação padrão e aprovam paralisação para 5 de dezembro

Por
Sul 21
[email protected]
Agentes da Polícia Civil iniciam operação padrão e aprovam paralisação para 5 de dezembro
Agentes da Polícia Civil iniciam operação padrão e aprovam paralisação para 5 de dezembro
O presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Cristiano Goulart

Em assembleia, o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Rio Grande do Sul (Ugeirm) decidiu, nesta quinta-feira (30), inciar uma operação padrão, em todo o Estado, contra o parcelamento dos salários dos servidores públicos estaduais. Com isso, ficam suspensas as operações especiais e a realização de horas extras por parte dos escrivães e inspetores de polícia até a quitação integral, por parte do Governo do Estado, da folha de pagamento do funcionalismo. Nesta quinta, o Piratini depositou, inicialmente, apenas R$ 1,2 mil na conta dos trabalhadores estaduais. Com o valor, foi possível quitar integralmente o salário de apenas 18% dos servidores.

A mobilização dos agentes da Polícia Civil foi aprovada por 23 das 29 assembleias regionais realizadas no Estado, nos últimos dias. Os núcleos também aprovaram a adesão à paralisação nacional do dia 5 de dezembro contra a reforma da previdência.

“Nós temos uma aposentadoria diferenciada, hoje, por causa do risco de vida. Nós temos uma garantia de se aposentar antes do tempo por causa do risco de vida. Com 30 anos de atividade um policial e com 25 anos uma policial conseguem se aposentar. E se nos tirarem isso? (…) Com 65 anos, a gente não tem condições de combater o crime. O crime, hoje, é muito jovem”, defende o presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz.

Com a adesão à paralisação, serão atendidos apenas casos graves, como crimes contra a vida, nos mais de 3 mil órgãos de segurança espalhados pelo Estado. Roubos de carros, no entanto, também poderão ser registrados. Caso o veículo seja recuperado no mesmo dia, porém, o proprietário só poderá encaminhar a liberação do automóvel no dia seguinte à mobilização; ou seja, a partir do dia 6 de dezembro.

O chefe de Polícia do Estado, delegado Emerson Wendt, afirma que não foi comunicado oficialmente sobre a decisão do sindicato e desconhece assembleia da categoria que tenha tomado decisão favorável às mobilizações.

“Vamos analisar assim que formos comunicados, mas isso não deve afetar os trabalhos, assim como não afetou no mês de novembro”, ressalta Wendt.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora