Movimentos
|
17 de agosto de 2017
|
19:05

Bancários entregam dossiê em defesa do Badesul e BRDE à Assembleia Legislativa

Por
Sul 21
[email protected]
Bancários entregam dossiê em defesa do Badesul e BRDE à Assembleia Legislativa
Bancários entregam dossiê em defesa do Badesul e BRDE à Assembleia Legislativa
Foto: Caco Argemi/AL

Da CUT-RS

Um dossiê contendo a história do Badesul e do BRDE e a importância fundamental desses dois bancos de fomento para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, elaborado com apoio técnico do Dieese, foi entregue na manhã desta quarta-feira (16) pela direção do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT).

“O governador José Ivo Sartori não confirma a intenção de entregar os dois ativos na negociação da dívida estadual com a União, mas até seu secretário da Fazenda, Giovani Feltes, não nega que isso pode acontecer”, destacou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis. “A pretensão do Estado de abrir mão desses bancos estratégicos é um sinal de burrice”, afirmou Gimenis.

Fomento para a economia do RS e da região Sul

Ademir Wiederkehr, diretor da Contraf-CUT e da CUT-RS, lembrou que os dois bancos de fomento têm uma grande importância para a economia gaúcha, especialmente no interior do estado, porém a maioria da população ainda desconhece essa atuação. “No caso do BRDE”, acrescentou, “ele é fundamental para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que são os seus donos, repassando recursos do BNDES para os municípios dos três estados, viabilizando obras de infraestrutura, como asfalto e saneamento, além de crédito rural e industrial e apoio às cooperativas, dentre outros investimentos”.

Paulo Stekel, diretor da Contraf-CUT, salientou que esses dois bancos são parceiros indispensáveis das prefeituras para executar obras públicas. “Não há placa de asfalto no estado, por exemplo, que não tenha a marca do Badesul ou do BRDE, contribuindo assim para a mobilidade e o escoamento da produção, induzindo a geração de empregos e renda e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

Mobilização na defesa do Badesul e BRDE

Ao receber o dossiê, Edegar Pretto garantiu o apoio na luta em defesa do Badesul e BRDE. “Nós entendemos a crise que o estado vem atravessando, mas por isso mesmo o governo não deveria nem cogitar a entrega destes dois bancos tão lucrativos e estratégicos para a nossa economia. Acabar com eles reduziria a autonomia política do Rio Grande, Por isso mesmo, a sociedade gaúcha pode esperar de nós todo o empenho e mobilização na defesa destes ativos”, assegurou o presidente do parlamento gaúcho.

Pretto também recebeu o convite para o ato de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Badesul e BRDE, que está marcado para acontecer às 18h30 do próximo dia 13 de setembro, no Plenarinho da Assembleia.

O proponente do requerimento para a formação da Frente, com 23 assinaturas de parlamentares de diferentes partidos, é o deputado Adão Villaverde (PT), com o apoio do deputado Jefferson Fernandes (PT).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora