Movimentos
|
30 de junho de 2017
|
10:26

Helenir Schürer é reeleita presidente do Cpers

Por
Luís Gomes
[email protected]
Presidenta do CPERS, Helenir Aguiar Schürer | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

Com cerca de 90% dos votos apurados, a comissão eleitoral do Centro de Professores de Porto Alegre anunciou na noite de quinta-feira (29) que a Chapa 2, composta pela atual direção da entidade e encabeçada pela presidente Helenir Aguiar Schürer, já não podia mais ser alcançada e estava reeleita para dirigir o sindicato pelos próximos três anos.

Leia mais:
Conheça as quatro chapas que disputam a eleição para direção do Cpers

Com 34.625 mil votos apurados, 88,7% do total, a chapa 2 registrava 18.305 votos (55,32%) contra 12.734 votos da chapa 1 (38,49%), encabeçada pela ex-presidente Rejane Silva de Oliveira, 852 votos da chapa 4 (2,57%), liderada por Lucas Cortozi Berton, e pela 1.197 votos da chapa 5, de Tânia Mara Magalhães Freitas.

Em entrevista recente ao Sul21, Helenir afirmou que a principal pauta de sua chapa era reafirmar o enfrentamento ao governo do Estado na questão financeira, defendendo o pagamento do piso nacional do magistério aos professores gaúchos e contra os projetos de ajuste fiscal encaminhados pelo Piratini à Assembleia Legislativa. “Queremos reafirmar o compromisso de transparência com as finanças do sindicato, que nós conseguimos hoje fazer com que o sindicato seja viável, com as contas tranquilas, e principalmente apostando muito na questão pedagógica, as mostras pedagógicas que nós fizemos foram fundamentais para a gente discutir a valorização e qualidade da escola pública e a luta que temos de reaproximação com os aposentados e funcionários de escola”, disse.

Ela ainda defendeu que a mobilização do sindicato na atual gestão conseguiu que os funcionários de escolas fossem contemplados pelo Plano de Carreira e impediu que o governo aprovasse o fim do pagamento do adicional por difícil acesso, que atinge 69% da categoria. “Temos muito orgulho em dizer que fizemos a maior assembleia dos últimos 20 anos da categoria e a maior greve dos últimos 25 anos”, afirmou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora