Movimentos
|
25 de abril de 2017
|
19:49

Rodoviários aderem à greve geral e projetam paralisação ‘como 2013’ para sexta-feira

Por
Sul 21
[email protected]
Rodoviários confirmam paralisação na manhã do dia 28 | Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Da Redação

O Sindicato dos Rodoviários já havia definido desde o início da organização sua participação na greve geral da próxima sexta-feira (28). Nesta terça-feira (25), depois de reunião, a categoria definiu que a mobilização deverá começar às 4h da manhã, com pessoal nas portas das garagens de ônibus da companhias privadas e da Carris, em Porto Alegre e Região Metropolitana, impedindo a saída dos ônibus.

A categoria ainda não sabe por quanto tempo deve durar a paralisação, porém, já projeta uma adesão igual a de 2013 – quando Porto Alegre deu início aos protestos pelo transporte público e contra o aumento de passagens, que mais tarde culminariam nas jornadas de junho.

“Essa é uma causa justa, que também faz parte da nossa categoria. Pelo que a gente está vendo, vai ser como a de 2013, que deu um movimento geral em todo o país. Nossa estimativa é que seja igual aquele”, diz o presidente do Sindicato, Adair Silva.

Segundo Adair, a greve geral do início em março não teve adesão dos rodoviários por ser “política”, mas a da próxima sexta, com pauta contra as reformas da Previdência Social e trabalhista propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB), atinge a todos. “Nós também dependemos de aposentadoria. Se isso for aprovado lá, nós que temos a categoria mais desgastante, vamos ter muita gente se aposentando por invalidez”, projeta Adair.

Nesta quarta, o Sindicato terá outra reunião, junto com demais movimentos para definir mais detalhes da mobilização.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora