Movimentos
|
11 de janeiro de 2017
|
13:52

Motoristas do Uber criam sindicato no Pernambuco e se filiam à CUT

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Divulgação/UBER-PE

Da Redação*

Apesar de já ter ocorrido no dia 10 de dezembro, ganhou destaque nesta semana a criação de um sindicato que representa motoristas do Uber e de outros serviços similares em Pernambuco. A fundação oficial do Sindicato dos Motoristas de Transporte Privado Individual de Passageiros por Aplicativo do Estado do Pernambuco (Simtrapli-PE) foi marcada por uma assembleia geral na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, no Recife, que reuniu motoristas do Uber, T81 e outros aplicativos, além de lideranças sindicais e representantes de outras categorias. A entidade também filiou-se à seccional estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE).

O presidente do novo sindicato, Everaldo Galdino Pereira, convocou, na ocasião, todos os trabalhadores da categoria para se engajar na “luta por melhorias” junto com a CUT-PE. Representante da Central no evento, Luiz Lourezon,  Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Petróleo (Sindpetro), afirmou que a CUT irá influenciar diretamente na referida “luta por direitos e melhorias” para os motoristas.

Até o momento, o Uber e todos os outros aplicativos de transporte de passageiros não exigem nenhuma vinculação trabalhista, ou seja, o motorista trabalha quando quiser, a quantidade de horas que achar necessário e recebe um valor proporcional ao preço da corrida. A contrapartida que o aplicativo exige, depois que um motorista é aprovado, é a avaliação positiva dos usuários.

*Com informações da CUT-PE


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora