Movimentos
|
19 de agosto de 2015
|
17:58

Entidades lançam movimento em defesa da democracia e dos direitos sociais

Por
Sul 21
[email protected]
Entidades lançam movimento em defesa da democracia e dos direitos sociais
Entidades lançam movimento em defesa da democracia e dos direitos sociais
Movimento em Defesa da Democracia e dos Direitos Sociais será lançado oficialmente nesta quinta-feira (20), às 13h30min, na Igreja da Pompeia. (Divulgação)
Movimento em Defesa da Democracia e dos Direitos Sociais será lançado oficialmente nesta quinta-feira (20), às 13h30min, na Igreja da Pompeia. (Divulgação)

Da Redação

Os riscos representados pelo avanço das pautas conservadoras no Congresso Nacional e a instabilidade do quadro político no Brasil levaram um conjunto de entidades a criar o Movimento em Defesa da Democracia e dos Direitos Sociais, que será lançado oficialmente nesta quinta-feira (20), às 13h30min, na Igreja da Pompeia (Barros Cassal, 220). A iniciativa reúne as centrais sindicais CTB, CUT, Nova Central e UGT, o Ministério Público do Trabalho, a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, a Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas, Associação dos Magistrados do Trabalho, UNE, UBES, Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)

A proposta é reunir outras entidades e o conjunto da sociedade para reafirmar a defesa das liberdades constitucionais, da democracia e dos direitos sociais e enfrentar o atual cenário político que, na avaliação dessas entidades, vem colocando em risco conquistas históricas do povo brasileiro. Estão confirmadas a participação de Aldo Arantes, Secretário da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que fará a abertura do evento, da ministra Maria Helena Mallmam, do Tribunal Superior do Trabalho, do procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, além de representantes das entidades participantes do Movimento. O encontro lançará a Carta de Porto Alegre, que será distribuída a instituições, entidades e sociedade em geral.

Às 17 horas, ocorrerá uma caminhada até a Esquina Democrática, onde, às 18 horas, será realizado um ato em defesa da democracia e dos direitos sociais.

Congresso Estadual da CUT terá Stédile e Paulo Vannuchi

O dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, e o diretor do Instituto Lula, Paulo Vannuchi, participam nesta sexta-feira (21) de um debate sobre a conjuntura nacional, no 14º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Stédile e Vannuchi estarão no painel “O Brasil para os trabalhadores e trabalhadoras”, que tratará da situação da classe trabalhadora na conjuntura atual, os rumos do país e as tarefas da esquerda brasileira. A atividade será realizada das 18h30 às 20h30, no salão da Igreja Pompéia (Rua Dr. Barros Cassal, 220), no bairro Floresta. O 14º Congresso Estadual da CUT acontece de 21 a 22 de agosto, dias em que centenas de delegados, representando entidades de todo o estado gaúcho, se reunirão para discutir as políticas da Central para o próximo triênio.

Confira a programação completa do Congresso da CUT-RS:

Sexta-feira, dia 21

9h: Início do credenciamento dos delegados/as

14h: Abertura do Congresso

14h30min às 15h: Leitura e aprovação do Regimento Interno

15h às 17h: Balanço da Gestão

17h às 18h: Prestação de contas

18h às 18h30min – Homenagem as Mulheres delegadas do 14º CECUT

18h30min às 21h: Painel – Debate “O Brasil para os trabalhadores e trabalhadoras”

Convidados: João Pedro Stédile (MST) e Paulo Vannuchi (Instituto Lula)

21h às 23h: Coquetel, confraternização, lançamento de livro

Show de música Latinoamericana – Douglas Lima Bessa e Hector Henrique Rojas

21h: Encerramento do credenciamento dos delegados

Sábado, dia 22

8h às 10h: Credenciamento de suplentes

8h30min às 9h: Homenagem aos Negros/as delegados/as do 14° CECUT

9h às 12h: Painel – Conjuntura Estadual: “Impactos do ajuste fiscal do governo Sartori e propostas para enfrentá-lo”

12h às 13h30min: Almoço

14h às 16h: Plano de Lutas

17h: Eleição e posse da nova direção

18h: Ato de encerramento do 14º CECUT-RS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora