Movimentos
|
27 de novembro de 2014
|
19:27

CUT-RS organiza Marcha pela Democracia e pela Reforma Política

Por
Sul 21
[email protected]
CUT-RS organiza Marcha pela Democracia e pela Reforma Política
CUT-RS organiza Marcha pela Democracia e pela Reforma Política
Bandeira-CUT_13279820792121324843000
A marcha pretende evidenciar a opção da sociedade gaúcha pelo fortalecimento da democracia, pela reforma política e contra a corrupção. | Foto: CUT-RS

Da Redação*

A Central Única dos Trabalhadores do estado, a Coordenação dos Movimentos Sociais e um conjunto de movimentos sociais organizam para a próxima quinta-feira (4) a “Marcha pela defesa democracia e pela reforma política”. A concentração será às 17h, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.

A intenção é mobilizar a população pelo fortalecimento da democracia e pelo combate a corrupção através da reforma política. “Os que se opõem a reforma política, a reforma das comunicações, a reforma agrária e todas as reformas que o país precisa, são os mesmos que ajudaram a construir um golpe que levou este país a mergulhar numa brutal e insana ditadura. Estes setores, agora se movimentam no sentido de fragilizar um governo com viés notadamente popular e que, apesar das mudanças que ainda precisa fazer, tem deixado claro uma opção pelo desenvolvimento com mais justiça social e com um olhar para os trabalhadores e seus direitos”, argumentou Claudir Nespolo, presidente da CUT-RS.

O líder sindical ressaltou ainda que este cenário exige da CUT, dos sindicatos filiados e dos movimentos sociais um protagonismo na organização de uma “grande reação”. Para ele, a sociedade não pode abrir mão das conquistas garantidas até o momento e para isso precisa estar nas ruas, ajudando a mobilizar e a somar no esforço e no seu fortalecimento.

Para o dirigente, o debate sobre a reforma política é como um guarda-chuva que abrange os demais, como geração de emprego e renda, reforma das comunicações, reforma do sistema eleitoral com o fim do financiamento de campanha, recuperação dos salários com o fortalecimento do desenvolvimento, educação, saúde, transporte público, questão agrária e tantos outros.

“Estes são temas que tem como princípio uma sociedade democraticamente forte e política e economicamente justa. Por isso, a luta dos trabalhadores por salários dignos e pela recuperação dos pisos estadual e nacional é uma luta constante e de todos”, destaca.

*Com informações da CUT-RS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora