Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
17 de dezembro de 2012
|
16:33

Vice-presidente sírio admite que nenhum dos dois lados pode vencer conflito

Por
Sul 21
[email protected]

Do Opera Mundi

O vice-presidente da Síria, Faruq al Shaara, admitiu, pela primeira vez desde o início do conflito armado no país árabe, que o governo, comandado pelo presidente  Bashar al-Assad, pode não vencer o combate contra a oposição. A solução, em sua opinião, deve ocorrer através de um acordo histórico entre as duas partes, envolvendo a formação de um governo de união nacional.

As declarações de Shaara foram divulgadas, nesta segunda-feira (17), em uma entrevista ao jornal libanês Al Akhbar. Segundo ele, nenhum dos dois lados tem condições de vencer a guerra, que já dura 21 meses, enquanto o país caminha “de mal a pior”.

Shaara é muçulmano sunita, uma corrente minoritária no regime controlado por alauítas – o contrário ocorre na população, composta por 74% de sunitas e 10% de alauítas – e atua em altos postos do governo há mais de 30 anos.

A declaração chega ao mesmo tempo em que o Irã, principal aliado político do governo ao lado da Rússia, apresenta um plano de seis passos para colocar fim à violência no país, com a realização de uma nova eleição presidencial. O projeto também pontua esforços para deter o fluxo de armas para a Síria e manter negociações com a participação do governo de Bashar al-Assad.

A proposta foi oferecida durante a abertura de uma conferência de dois dias que incluiu cerca de 200 figuras políticas e religiosas da Síria e os enviados de países vizinhos, como Turquia, Iraque e Líbano, segundo anunciou a  agência de notícias semi-oficial iraniana Fars.

Outros pontos incluem a criação de um governo transitório para conduzir o país até as eleições parlamentares e presidenciais, mas não especifica se Assad e os principais integrantes do regime estariam ou não incluídos nesse processo.

No entanto, os principais integrantes da oposição rebelde síria não participaram do encontro. Eles são apoiados pela Turquia e outros países do Oriente Médio como Qatar e Arábia Saudita.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora