Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
20 de dezembro de 2012
|
13:36

Presidente do Parlamento admite adiar posse de Chávez na Venezuela

Por
Sul 21
[email protected]
Antes de viajar a Cuba, Chávez advertiu os venezuelanos sobre a possibilidade de não voltar a presidência para o seu terceiro mandato consecutivo e designou o vice-presidente, Nicolás Maduro, como seu herdeiro político para o caso de novas eleições | Foto: AgBr

Da Redação

O presidente da Assembleia Nacional Venezuelana, Diosdado Cabello, admitiu na quarta-feira (19) a possibilidade de adiar a data da posse do presidente Hugo Chávez, prevista para o próximo dia 10 de janeiro, informou a imprensa local.

“Não se pode amarrar a vontade do povo a uma data. Então, se não for este dia, a vontade de 8 milhões não vai valer?”, indagou o número dois do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Cabello, porém, ponderou que essa é apenas a sua opinião e não uma medida oficial. Afirmou ainda que acredita na recuperação de Chávez para tomar posse na data marcada.

Chávez se recupera em Havana de operação para retirar um tumor e deverá assumir o poder diante da Assembleia Nacional no dia 10 de janeiro, impreterivelmente, como determina a Constituição Venezuelana. Caso isso não ocorra, Cabello como presidente da Assembleia Nacional deve convocar eleições em 30 dias.

Antes de viajar a Cuba, Chávez advertiu os venezuelanos sobre a possibilidade de não voltar a presidência para o seu terceiro mandato consecutivo e designou o vice-presidente, Nicolás Maduro, como seu herdeiro político para o caso de novas eleições.

Na terça-feira, o ministro venezuelano da Comunicação, Ernesto Villegas, informou que o estado de Chávez é “estável” após uma “infecção respiratória” em razão da operação em Cuba.

Com informações do Correio do Povo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora