Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
21 de novembro de 2012
|
18:32

Egito anuncia acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas

Por
Sul 21
[email protected]
Prédios bombardeados em Gaza | Foto: AlJazeera/Flickr

Da redação
Atualizado às 17h55

Israel e o grupo palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza, assinaram um acordo de cessar-fogo na tarde desta quarta-feira (21). A trégua passa a valer a partir de 21h (horário local, 17h no horário de Brasília) de hoje. A informação, veiculada originalmente pela rádio israelense Reshet Bet, foi confirmada pelo ministro egípcio de Relações Exteriores, Mohamed Kamel Amr, durante coletiva de imprensa, no Cairo, ao lado da secretária de Estado estadunidense, Hillary Clinton, e do presidente do Egito, Mohamed Morsi.

Leia mais:
– Egito abre fronteira com Gaza para dar assistência a feridos
– Em meio à indefinição sobre cessar-fogo, Gaza volta a ser bombardeada

Morsi se encontrou com Clinton no Cairo hoje. Na região desde a terça-feira (20), a secretária estadunidense viajou para tentar pressionar a assinatura do acordo para acabar com a violência que já matou mais de 120 palestinos e cinco israelenses. Ela se reunião com Benjamin Netanyahu, em Jerusalém, na noite de terça, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Ramallah, na manhã desta quarta-feira.

Enquanto a trégua era assinada, Israel seguia com os ataques à Gaza. Além disso, segundo a Al Jazeera, fontes israelenses teriam dito que apesar do armistício, não há planos de levantar o bloqueio ao território palestino.

Íntegra do cessar-fogo entre Israel e Hamas

O jornal Estado de São Paulo publicou a tradução da íntegra do acordo de cessar-fogo, divulgado no jornal Haaretz. Confira:

“Acordo de entendimento para um cessar-fogo na Faixa de Gaza

1.

A. Israel deve interromper todas as hostilidades contra a Faixa de Gaza por terra, mar e ar, incluindo incursões e morte de indivíduos.

B. Todas as facções palestinas devem interromper todas as hostilidades a partir da Faixa de Gaza contra Israel, incluindo ataques com mísseis e todos os ataques ao longo da fronteira.

C. Abertura de pontos de cruzamento e facilitação de movimentação de pessoas e de transferência de bens e abstenção de restringir a movimentação livre de moradores e dos residentes em áreas fronteiriças, bem como procedimentos de implementação serão tratados depois de 24 horas a partir do início do cessar-fogo.

D. Outros assuntos que venham a ser solicitados devem ser abordadas.

2. Mecanismos de implementação:

A. Estabelecimento da hora zero para o acordo de cessar-fogo para entrar em vigor.

B. O Egito deve receber garantias de cada um dos lados de que se compromete com o que foi acordado.

C. Cada parte deve comprometer-se a não realizar quaisquer atos que violem este entendimento. Em caso de qualquer observação, o Egito, como patrocinador deste entendimento, deve ser informado para acompanhamento.”

Com informações de Agência Estado e da Al Jazeera


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora