Últimas Notícias>Internacional
|
20 de novembro de 2012
|
16:39

Apenas 30% dos israelenses apoiam invasão terrestre a Gaza

Por
Sul 21
[email protected]
84% da população de Israel aprova o ataque militar à Gaza, mas apenas 30% são favoráveis a uma ofensiva terrestre | Foto: Ron Almog/Flickr

Da Redação

A recente ofensiva à Faixa de Gaza levou ao aumento de 20 pontos percentuais na aprovação popular do governo do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e seu ministro da Defesa, Ehud Barak. De acordo com pesquisa conduzida pelo jornal israelense Haaretz em parceria com o instituto Dialog, 84% da população israelense apoia o ataque aos palestinos.

Leia mais:
– Israel decide adiar ofensiva terrestre na Faixa de Gaza
– Hamas e Fatah anunciam união devido aos ataques em Gaza

No entanto, os israelenses não se mostram tão entusiasmados quando o assunto é uma possível intervenção terrestre sobre o território palestino. Apenas 30% da população de Israel é favorável a esse plano de ataque. Ainda assim, 75 mil oficiais de reserva estão sendo mobilizados no país.

Netanyahu possui agora 55% de aprovação. Mesmo com o salto de popularidade, os números ainda são inferiores aos alcançados pelo ex-primeiro ministro Ehud Olmert durante as duas semanas da guerra contra o Líbano, em 2006. À época, o governo chegou a 85% de aprovação popular.

A emissora estadunidense CNN pesquisou a opinião da população dos Estados Unidos sobre a recente ofensiva em Gaza e revelou que 57% dos cidadãos do país apoiam o que chamam de um ataque de Israel contra o Hamas. Os que criticam a operação e classificam as decisões de Netanyahu como injustificadas somam 25%.

Com informações do Opera Mundi


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora