Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
3 de setembro de 2012
|
18:57

Mais de 2,5 milhões de pessoas na Síria dependem de ajuda para sobreviver, diz ONU

Por
Sul 21
[email protected]
A crise na Síria eclodiu em março de 2011, quando integrantes da oposição iniciaram protestos cobrando do presidente sírio, Bashar Al Assad, sua renúncia e a transição política no país | Foto: SamueleGhilardi/Flickr

Da Agência Brasil 

Após 18 meses de conflitos, mais de 2,5 milhões de pessoas na Síria dependem de ajuda para sobreviver, pelo menos 4 mil fugiram para o Líbano e a Jordânia, enquanto 310 mil sírios saíram de suas cidades em busca de abrigo em municípios do próprio país.

Os dados estão em um relatório divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Coordenação de Assuntos Humanitários (cuja sigla em inglês é Ocha).

“As agências da ONU e os parceiros humanitários relatam um aumento no número de postos de controle militares, bloqueios de estradas e fechamentos de estradas e isso afeta as condições para ajudar as pessoas necessitadas”, diz o relatório.

De acordo com o documento, a onda de violência aumenta a cada dia na Síria, tornando a vida dos civis bastante difícil. “Os civis comuns homens, mulheres e crianças estão sem condições de suportar o impacto da violência”, dz o relatório.

Pelos relatos coletados no Ocha, as cidades mais afetadas são Homs, Hama, Idlib e Deraa, além de Damasco e Alepo, as maiores do país. O Programa Alimentar Mundial (PAM) enviou alimentos para cerca de 530 mil pessoas, nas últimas três semanas.

A crise na Síria eclodiu em março de 2011, quando integrantes da oposição iniciaram protestos cobrando do presidente sírio, Bashar Al Assad, sua renúncia e a transição política no país. A oposição exige também um cessar-fogo, o fim da violência e das violações aos direitos humanos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora