Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
6 de maio de 2012
|
19:54

Hollande: “A austeridade não pode ser uma fatalidade”

Por
Sul 21
[email protected]
francois-hollande-elu-president-de-la-republique_0
Multidão comemora a vitória de Hollande | Foto: Partido Socialista

Da Redação

Atualizada às 23h03

Com quase a totalidade das urnas apuradas, o presidente eleito da França, François Hollande, tem 51,7% contra 48,3% de Nicolas Sarkozy.  O atual presidente reconheceu sua derrota logo após o fim da votação, às 15h deste domingo (6), no horário de Brasília, quando diversos institutos de pesquisa apontaram a vitória do adversário socialista nas pesquisas de boca-de-urna.

Logo após o reconhecimento de Sarkozy, o vencedor François Hollande discursou em Tulle, cidade da região central do país, seu berço político, da qual já foi prefeito. O socialista deu o tom de um governo que deve contrariar a política de enfrentamento à crise que vem sendo levada ao cabo na Europa: “A austeridade não pode ser uma fatalidade”, afirmou.

Enquanto governantes europeus apostam em demissões e cortes de gastos, Hollande, ao contrário, pretende induzir o crescimento econômico, com gastos públicos e dificultar as demissões. A grande pergunta dos analistas dos principais jornais europeus é como serão as relações da França com a Alemanha, uma vez que Sarkozy estava afinadíssimo com Angela Merkel nas políticas de austeridade. A Alemanha já enviou seu recado, felicitando Hollande e dizendo esperar uma política de cooperação com os franceses.

Hollande também citou a Alemanha em seu discurso: “Percebo que a Europa está nos observando e tenho certeza que é um alívio, uma esperança, a noção de que a austeridade, finalmente, já não é inevitável. É a minha missão de dar uma dimensão de crescimento na Europa e é isso que eu direi logo que possível para os nossos parceiros europeus e primeiro na Alemanha “, disse ele.

Após um debate ríspido no meio da semana, o clima entre os adversários foi de respeito após Sarkozy reconhecer a derrota. “Eu conheço as exigências do cargo. Como tal, congratulo Nicolas Sarkozy, que governou a França por cinco anos e, portanto, merece o nosso respeito. Quero expressar minha gratidão a todos aqueles que tornaram possível a minha vitória. Muitos estavam esperando por este momento por muitos anos”, declarou Hollande. Sarkozy, por sua vez, telefonou para o adversário para desejar-lhe sorte e discursou para seus correligionários afirmando que está disposto a se converter em um “francês entre os franceses”, revelando que deixa a vida política.

Uma multidão toma Praça da Bastilha, em Paris, especialmente jovens, comemorando a vitória do socialista. Após deixar Tulle, Hollande rumou para a festa na capital francesa.

Com informações de Le Monde, El Pais e CNN 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora