União Europeia diz que vai barrar importação de carnes de empresas brasileiras investigadas em operação da PF

Por
Sul 21
[email protected]
UE vai suspender importação de carne brasileira após operação da PF que investiga adulterações no produto. | Foto: Agência Brasil

Da Opera Mundi

Um porta-voz da União Europeia anunciou nesta segunda-feira (20/03) que o bloco vai suspender a importação de carnes das empresas investigadas na Operação Carne Fraca da Polícia Federal, deflagrada na última sexta (17/03). A informação é da agência Reuters.

Mais de 30 empresas estão sob investigação da PF – entre elas, grandes frigoríficos como JBS (que produz a marca Friboi) e BRF (responsável por Seara e Perdigão). As autoridades investigam adulteração em carnes, inclusão de substâncias conservadoras (como ácido ascórbico) acima do limite permitido e suborno de fiscais do Ministério da Agricultura para que os produtos fossem liberados.

“A Comissão [Europeia] vai garantir que qualquer uma das empresas implicadas na fraude sejam suspensas de exportar para a UE”, afirmo um porta-voz do órgão.

Mais cedo, a Coreia do Sul também decidiu proibir temporariamente a venda de produtos feitos a partir de frango das marcas da BRF.
As empresas negam irregularidades e dizem que a operação da Polícia Federal contém falhas.

Durante o final de semana, o presidente do Brasil, Michel Temer, e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, se reuniram com representantes da União Europeia, Suécia e Canadá para tentar tranquilizar os países em meio ao escândalo. No domingo (19/03), Temer levou embaixadores a uma churrascaria a rodízio para tentar mostrar que não há problema no consumo da carne brasileira. No entanto, o estabelecimento informou que só serve carnes importadas. O Palácio do Planalto diz que as que foram servidas durante o jantar são de procedência brasileira.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora