Em Destaque|Últimas Notícias>Geral
|
6 de abril de 2016
|
21:18

Policiais civis fazem cobranças ao secretário da Segurança do Estado

Por
Sul 21
[email protected]
Policiais civis fazem cobranças ao secretário da Segurança do Estado
Policiais civis fazem cobranças ao secretário da Segurança do Estado
Dirigentes da Ugeirm se reuniram com o secretário da Segurança, Wantuir Jacini para tratar de questões que preocupam o sindicato|Foto: Assessoria/Ugeirm
Dirigentes da Ugeirm se reuniram com o secretário da Segurança, Wantuir Jacini, para tratar de questões que preocupam o sindicato|Foto: Assessoria/Ugeirm

Da Redação*

A direção do Sindicato dos Inspetores, Escrivães e Investigadores de Polícia do RS (Ugeirm) esteve reunida, na terça-feira (5), com o secretário estadual da Segurança Pública, Wantuir Jacini, com o objetivo de apresentar um conjunto de reivindicações. Uma das principais foi a cobrança do pagamento integral dos salários. Até o momento, o governo José Ivo Sartori (PMDB) pagou duas parcelas da folha de março, somando R$ 1.500. Já nesta quarta-feira (6), a Secretaria da Fazenda anunciou que até o final dia, deverá depositar mais R$ 550.

No encontro, o presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz, relatou que os policiais estão com dificuldades para cumprir obrigações financeiras, demonstrando preocupação com a possibilidade do acúmulo de dois meses de salários atrasados. A direção cobrou, ainda, um calendário de pagamento das parcelas pelo governo. Em resposta, Jacini também se disse preocupado com a situação e que na sexta-feira (8) haverá uma reunião com todos os secretários, quando o assunto deverá ser tratado.

Em relação às promoções atrasadas dos policiais, o secretário afirmou que, num primeiro, a prioridade do governo é o pagamento dos salários. Entretanto, o chefe da Segurança no Estado se comprometeu em levar o assunto para a reunião de sexta-feira. Quanto à nomeação dos 650 concursados, Jacini respondeu à direção da Ugeirm que, por enquanto, não tinha uma posição para dar, contudo enfatizou que, em breve espera ter uma definição sobre a convocação.

O secretário também foi questionado sobre superlotação das carceragens das delegacias com presos em flagrante devido à falta de vagas nos presídios. Jacini informou que desde a semana passada tem procurado uma solução e espera até o final da sexta-feira resolver o problema.

O presidente da Ugeirm afirmou que todas as questões apresentadas ao secretário esbarram na situação financeira do Estado para serem resolvidas e que não há muito o que o secretário fazer. “Fazer segurança sem dinheiro não existe. Nossa briga é com o governo que tem o dever de fazer uma política de segurança”, afirmou Ortiz. Na reunião com Jacini, os dirigentes da Ugeirm avisaram que não darão trégua ao governo Sartori quanto a cobranças por melhorias na estrutura da Polícia Civil e pagamento integral dos salários, além de medidas para amenizar a insegurança que toma conta do Estado. “Queremos uma política de segurança”, conclui Ortiz.

*Com informações da assessoria de imprensa da Ugeirm


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora