Em Destaque|Movimentos
|
14 de março de 2016
|
22:20

Em assembleia, metroviários do RS adiam greve

Por
Sul 21
[email protected]
Em assembleia, metroviários do RS adiam greve
Em assembleia, metroviários do RS adiam greve
Metroviários cobram mais segurança nas estações e dentro dos trens | Foto: Joana Berwanger/Sul21
Metroviários cobram mais segurança nas estações e dentro dos trens | Foto: Joana Berwanger/Sul21

Jaqueline Silveira

Em assembleia no final da tarde desta segunda-feira (14), em Porto Alegre, os cerca de 130 metroviários presentes decidiram não entrar em grave, pelo menos por enquanto. A categoria empurrou a decisão para o mês de abril, caso a Trensurb não contrate mais seguranças para as 23 estações. Os metroviários cobram a nomeação imediata dos aprovados em concurso público para amenizar a violência nas estações e também dentro dos trens.

“Nem entramos na questão salarial, a questão é exclusivamente da segurança”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), Luís Henrique Chagas, sobre a violência que vem sendo registrada nas estações. No último sábado (12), conforme ele, ocorreu mais um assalto, desta vez na bilheteria da estação São Pedro. A partir da próxima semana,  os metroviários irão fazer manifestações nas estações em protesto à criminalidade. Hoje, conforme o presidente do Sindimetrô, há menos de 80 agentes para fazer a segurança nas 23 estações nos três turnos. “A segurança é uma ficção”, frisou ele, sobre o número insuficiente de agentes.

Chagas disse que o Sindimetrô já vinha conversando com a direção da Trensurb para chamar os aprovados em cadastro reserva, contudo parte dos dirigentes da empresa foi substituída e novas reuniões terão de ser agendadas para tratar do assunto. “Teremos de começar do zero”, comentou o dirigente sindical, sobre a reivindicação. Ele acrescentou que se a Trensurb não tomar providências, a categoria partirá para a greve no mês de abril. Parte da categoria, segundo Chagas, votou pela paralisação já a partir da próxima sexta-feira (18).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora