Em Destaque|Últimas Notícias>Geral
|
14 de maio de 2015
|
19:16

Campanha pede que Caetano e Gil cancelem show em Israel

Por
Sul 21
[email protected]
Campanha pede que Caetano e Gil cancelem show em Israel
Campanha pede que Caetano e Gil cancelem show em Israel
Os organizadores da campanha criaram uma página no Facebook, intitulada “Tropicália não rima com apartheid”, que reúne declarações de apoio ao pedido de cancelamento do show. (Charge:  Latuff)
Os organizadores da campanha criaram uma página no Facebook, intitulada “Tropicália não rima com apartheid”, que reúne declarações de apoio ao pedido de cancelamento do show. (Charge: Latuff)

Da Redação

O movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Israel (BDS) lançou uma campanha pedindo que os músicos brasileiros Caetano Veloso e Gilberto Gil cancelem o show que está programado para o dia 28 de julho em Israel. A data, assinalam os organizadores da campanha, coincide com o aniversário de um ano dos ataques de Israel a Gaza, que deixaram mais de dois mil mortos, incluindo mais de 500 crianças. A petição em defesa do cancelamento do show, que está circulando pela internet, afirma:

“Tocar em Israel é endossar políticas e práticas racistas, coloniais e de apartheid -ilegais sob o direito internacional. Ademais, o governo israelense apresenta os shows em Israel como um sinal de aprovação a suas políticas. Israel viola sistematicamente o direito internacional ao impedir o retorno dos refugiados palestinos, ao colonizar e ocupar a Cisjordânia e a Faixa de Gaza e ao discriminar sistematicamente os palestinos cidadãos de Israel. As políticas discriminatórias de Israel também se manifestam contra refugiados e migrantes africanos: recentemente milhares de etíopes foram brutalmente reprimidos ao protestarem contra o racismo no país”.

A campanha destaca ainda que vários artistas internacionais já aderiram a esse movimento de boicote, cancelando shows em Israel. Entre eles estão Lauryn Hill, Roger Waters (Pink Floyd), Snoop Dog, Carlos Santana, Coldplay, Lenny Kravitz e Elvis Costello.

Os organizadores da campanha criaram uma página no Facebook, intitulada “Tropicália não rima com apartheid”, que reúne declarações de apoio ao pedido de cancelamento do show.

Vigília em apoio ao povo palestino

Nesta sexta-feira (15), os palestinos celebram em todo o mundo o “Nakba Day” (Dia da Catástrofe), data que lembra o dia em que foi formado o estado de Israel e que os palestinos começaram a ser expulsos de suas terras. Nesta data, em vários países, protestos serão organizados para lembrar o início da mais longa ocupação da era contemporânea. No Brasil, haverá atos em São Paulo e Porto Alegre. Na capital gaúcha, ocorrerá uma vigília a partir das 18h15min, no Largo Glênio Peres, organizada pelo Comitê Estudantil de Apoio à Palestina.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora