Em Destaque|Últimas Notícias>Geral
|
3 de janeiro de 2014
|
20:17

Caminhadas pelo Centro de Porto Alegre voltam em janeiro

Por
Sul 21
[email protected]
Um dos programas mais procurados é a caminhada pelos cemitérios | Foto: Viva O Centro A Pé/PMPA
Um dos programas mais procurados é a caminhada pelos cemitérios | Foto: Viva O Centro A Pé/PMPA

Lorena Paim

O conhecido programa Viva o Centro a Pé, realizado pela Prefeitura há seis anos, não para nem no escaldante verão de Porto Alegre. No sábado, 11 de janeiro, um passeio pelo Parque Farroupilha abre o projeto Caminhadas Turísticas de Verão. A tradicional Redenção será percorrida em todos os seus recantos pelos visitantes, que terão o acompanhamento do guia turístico Roque Lemanski.

A diferença em relação à programação normal é que durante o ano as caminhadas são feitas sob a orientação de professores e especialistas em patrimônio, história, arquitetura e artes plásticas. Cerca de cem visitantes é a média de cada edição. Os roteiros são aos sábados pela manhã, geralmente a partir do Caminho dos Antiquários, na Cidade Baixa, em direção a pontos de interesse da cidade. A participação é gratuita, bastando a inscrição pelo e-mail [email protected] (informações pelo telefone 3333.1873). Os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento. Para os passeios do verão, não há essa última exigência.

O Viva o Centro a Pé reúne, em média, cem  pessoas | Foto: Viva O Centro A Pé/PMPA
O Viva o Centro a Pé reúne, em média, cem pessoas | Foto: Viva O Centro A Pé/PMPA

Segundo Liane Klein, coordenadora do Viva o Centro a Pé, as caminhadas orientadas já se transformaram em sucesso dentro da programação oficial da capital. “Tanto os porto-alegrenses quanto os turistas podem descobrir vários recantos da cidade e saber da história de monumentos e prédios”, diz. São três roteiros por mês na programação normal, um deles em ônibus articulado da Carris com capacidade para 140 pessoas. Uma novidade em 2013 foi a introdução da audiodescrição, possibilitando que cegos pudessem desfrutar dos passeios.

Em fevereiro próximo, Liane informa a realização de um projeto já de olho na Copa do Mundo. A Prefeitura está formatando seis passeios rápidos pelo Centro Histórico, durante a semana, dedicado aos turistas e com a orientação de guias bilingues.

Apesar do nome, o programa se estende para outras áreas. Liane diz que uma das maiores demandas de público ocorre nos passeios aos cemitérios da Santa Casa e Evangélico, no Bairro Azenha. Nesses locais, além dos túmulos de figuras famosas, chama a atenção a riqueza das obras da arquitetura cemiterial. A partir dessa descentralização, a programação já incluiu o Quarto Distrito, Moinhos de Vento, Hipódromo do Cristal, Hospital Psiquiátrico São Pedro, Asilo Padre Cacique.

Um dos frequentadores habituais do Viva o Centro a Pé é o professor Jorge Piqué. Ele, que morou muito tempo fora do país, se interessou pelo programa porque, apesar de ser porto-alegrense. “não conhecia muito da história e da geografia de minha cidade”. E exemplifica: “um dado que pouca gente sabe é que temos 48 morros!” Piqué acrescenta que a participação lhe permitiu conhecer a Vila do IAPI, “onde nunca havia entrado” e o Quarto Distrito, “que tem um potencial enorme, recém descoberto”. Para o professor, o Viva o Centro foi também uma inspiração para uma empresa de “inovação social” que acabou criando.

Os passeios são sempre orientados | Foto: Viva O Centro A Pé/PMPA
Os passeios são sempre orientados | Foto: Viva O Centro A Pé/PMPA

Próximas atrações

11 de janeiro
Local: Parque da Redenção
Roteiro: Avenida José Bonifácio, incluindo a Feira de Produtos Orgânicos, Monumento ao Expedicionário, Recantos Europeu e Oriental, Espelho d’Água e Chafariz Iluminado, Orquidário, Roseiral, Fonte do Menino de Cornucópia e Gaúcho Oriental.
Saída: Mercado do Bom Fim
Horário: 10h

25 de janeiro
Local: Bairro Moinhos de Vento, incluindo o Parcão
Saída: Moinho à beira do lago do Parcão
Horário: 10h
Atrações: Moinho (Biblioteca Infantil Ecológica Maria Dinorah), Monumentos ao 1º estádio do Grêmio, Paisagem Lunar (Stockinger) e ao Presidente Castelo Branco, Praça Maurício Cardoso com a Fonte do Puma e sua herança Marajoara, Escadaria Santo Inácio no belvedere do Morro Ricaldone.

8 de fevereiro
Roteiro: Centro Histórico
Saída: CIT/Mercado Público
Horário: 10h
Atrações: Mercado Público, Chalé da Praça XV, Praça Otávio Rocha e Igreja São José
Orientador: arquiteto Luiz Merino Xavier

22 de fevereiro
Roteiro: Cidade Baixa
Saída: CIT/Secretaria Municipal de Turismo, Travessa do Carmo, 84.
Horário: 10h


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora