Colunas>Sérgio Araújo
|
11 de dezembro de 2014
|
09:02

Corrupção se combate com cidadania

Por
Sul 21
[email protected]
Corrupção se combate com cidadania
Corrupção se combate com cidadania

Por Sérgio Araújo

Nunca se roubou tanto no Brasil. É o que mais se tem ouvido ultimamente. Mas será verdade? Não tem como comprovar isto. Afinal, desde a sua descoberta o país sempre se viu envolvido em denúncias de corrupção. E mais. Desviar dinheiro público nunca foi primazia dos governantes ou dos políticos. É que para ter corrupção é preciso ter corruptor e corrupto. E a história mostra que ninguém exerceu com mais interesse o papel de corruptor do que os maus representantes da iniciativa privada, enquanto prestadores de serviço e executores de obras para a União, Estados e Municípios. Uma histórico indesejável para qualquer país sério.

A incidência permanente de casos de fraudes mediante o mau uso do dinheiro público me leva a crer que a corrupção no Brasil é endêmica. Com metástase espalhada por todos os segmentos sociais. A tal ponto e em tal quantidade que pode ser confundida como algo natural na cultura política e econômica do país, o que acaba vulgarizando essa grave distorção comportamental e ética. Corrupção é crime e como tal deve ser vista e combatida. Jamais tolerada. Sob pena dessa passividade se transformar em omissão e até conivência.

Mas a intolerância à corrupção não significa radicalismo exacerbado, embora a intransigência nesses casos deva ser total. Apropriação indevida de dinheiro público é crime sempre, independente do volume de recursos desviado. É por isso que as tais penas exemplares, ao contrário do que tem sido dito, nem sempre são educativas. Prova disso foi o que aconteceu com os principais condenados no caso do Mensalão, que por maior que tenha sido a repercussão midiática, não chegaram a completar um ano em regime fechado.

Mas isso não pode ser visto como a comprovação de que por vezes o crime compensa? Jamais. Até porque a condenação e a exposição pública acabam por macular permanentemente aquele que é o maior patrimônio de um político ou de um empresário: a sua credibilidade. No caso dos políticos, o impacto negativo é ainda mais imediato, pois passam a ter seus nomes incluídos como “ficha suja”, o que os torna impossibilitados de concorrer a cargos eletivos.

No Japão, tido como nação desenvolvida, há casos onde o gestor ou político corrupto, ao ser descoberto, comete o suicídio, tal o grau de humilhação que isso lhe provoca. Claro que se trata de um exagero, mas não resta dúvida de que demonstra a conscientização cultural positiva da honestidade, da ética e do comprometimento social. É esse sentimento, na dosagem adequada, que precisa ser inoculado na cultura brasileira.

E para os céticos, o exemplo de que não se trata de uma utopia é a dedicação e a valorização dos brasileiros àquelas que são consideradas paixões nacionais: o futebol e o carnaval. Um povo que consegue ser criativo e obstinado a ponto de transformar essas duas atividades em destaque internacional, como modelo de organização e competência, pode sim fazer o mesmo em outras áreas.

E o caminho passa necessariamente pelos bons exemplos. Que começa na família, passa pela escola e se consolida na atividade profissional, até virar referência comportamental. Diálogo. Essa é a essência de uma nova postura comportamental. Para combater a corrupção é preciso falar sério sobre corrupção. Discutir o que aconteceu com a Petrobrás e que foi resultou na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Debater a posição do Congresso Nacional na votação do PLN 36/2014, que mudou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em vigor e desobrigou o governo de cumprir a meta de superávit primário deste ano, numa operação que envolveu a troca de votos por mais recursos para as emendas parlamentares individuais. Uma espécie de Mensalão Oficial. Discutir a falta de uma fiscalização eficiente para impedir que o leite seja “batizado” por substâncias nocivas à saúde, como aconteceu no Rio Grande do Sul. E falar abertamente da necessidade de punir rigorosamente todos os envolvidos nos episódios de corrupção. Sempre na forma da lei. E cobrar isso das autoridades.

Mas as ações não param por aí. É preciso implantar ações preventivas, que inibam a formação de maus cidadãos. Com a máxima urgência. Sem colocar a responsabilidade exclusivamente nos ombros do governo e da escola. E isso começa em casa, na família. Com franqueza e coragem. Mostrando que mais importante do que o consumismo desenfreado está a busca do conhecimento e a relação fraterna com os familiares, os amigos, os colegas, etc. Valorizar o ser e não o ter.

Como? Cumprimentando o porteiro. Segurando a porta do elevador para alguém entrar. Cedendo o lugar no ônibus para um idoso ou para uma grávida. Devolvendo o troco recebido à mais. Não parando sobre a faixa de segurança. Exigindo seus direitos, como por exemplo a boa aplicação dos recursos arrecadados com o pagamento de impostos. Participando mais da vida escolar dos seus filhos. Unindo a família em torno da mesma mesa para fazer as refeições. Votando no candidato ficha limpa. E muito mais. Só assim, com cada um fazendo a sua parte, dando a sua contribuição, é que será possível sonhar com uma sociedade mais justa, honesta e cidadã.

Diga não à corrupção dizendo sim a retidão, a integridade e a solidariedade.

Sérgio Araújo é jornalista


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora