Colunas>Ronald Augusto
|
2 de agosto de 2019
|
14:22

Descendo a ladeira

Por
Sul 21
[email protected]
Descendo a ladeira
Descendo a ladeira
Foto (Twitter/Reprodução)

Ronald Augusto (*)

na barbearia

Bolsonaro (em provocação irresponsável ao presidente da OAB) voltou a se manifestar em apoio à tortura durante a ditadura e causou indignação na sociedade civil organizada. E como ele reagiu às críticas? Gravou um vídeo, enquanto cortava o cabelo, comentando com desdém e sem nenhum rigor histórico suas afirmações sobre a morte do pai do presidente da OAB.

Alguns significados do episódio: 1. os canais institucionais de comunicação do atual governo foram para o saco; 2. Bolsonaro está se sentido acima de tudo e de todos; 3. a cena do corte de cabelo lembra um mafioso decidindo sobre a vida ou a morte de outrem, enquanto faz a coisa mais corriqueira do mundo; 4. a falência de nossa cultura democrática produziu um déspota provinciano.

seguidores

Alô, alô, bisonhos advogados que votaram no Bolsonaro, respondam para ele, por favor, “quem é essa OAB?”.

deu migué

Primeiro interditem o Miguel Reale Jr por ter desencadeado o impeachment da presidenta Dilma.

tendência

A mania da lacração (por substituição ao esforço de argumentação) que curtimos à larga, quem diria, acabou por justificar o estilo de governar de Bolsonaro.

coletiva

Goiás. Bolsonaro desce do carro presidencial e se posta junto ao microfone. Jornalistas e bolsonaretes o aguardam. Começa a entrevista. Bolsonaro não gosta da primeira pergunta (sobre o transporte de familiares em helicóptero da Força Aérea), diz que é uma pergunta idiota. Os bolsonaretes aplaudem e apupam o seu mito. Outro jornalista questiona a reação do Presidente. Ele encerra a coletiva e sai jogando as tranças.

Eis o problema: o aplauso, a concordância com a grosseria. Em razão disso Bolsonaro se sente autorizado a ser violento e refratário diante dos conflitos naturais em um regime a princípio democrático.

no fair play

A torcedora colorada com a faixa “inter antifascista”, sendo truculenta e intolerante com a torcedora gremista, é o instantâneo do jeitão brasileiro, explico o porquê com exemplos. Com freqüência denunciamos: “todos ao redor são racistas, só eu que não”; ou talvez afirmemos “não somos fascistas”, entretanto, colocamos na presidência um tipo que apresenta todos os predicados de um fascista.

A torcedora colorada foi de uma estupidez condizente com a mitificação da rivalidade grenal perpetrada pela incultura gaúcha.

mascarado

Vocês têm certeza que o Moro é paranaense? Porque nas últimas semanas ele parece um gaúcho desesperado na defesa ilícita de sua reputação.

a farsa

O caso dos hackers: fingimos ser um país sério; fingimos ter mídia e jornalismo isentos. O caso dos hackers: só estou esperando o powerpoint da Polícia Federal.

ciência

Por mais brasileiros como o diretor do INPE.

macaqueando o chefe

A imitação piorada do Trump. O maior imbecil a ocupar a presidência. O sul e o sudeste representados em sua mesquinharia. O pastor sem noção da bovina classe média.  O bairrismo miliciano na esfera federal. A masculinidade tóxica como projeto de governo. A tesão enrustida pelo PT. A tesão pública pelos EUA. A imitação piorada do pior. A maior fraquejada de todos tempos cometida pelos brasileiros.

nas tamancas

É impressão minha ou o Bolsonaro, nos últimos dias, começou a assumir um estilo cala-boca-já-morreu-quem-manda-aqui-sou-eu?

feira de livro em território inimigo

O problema não era não poder garantir a segurança da Miriam Leitão na feira do livro de Jaraguá do Sul (óbvio que isso é terrível). O problema foi o fato desse ódio intimidador de uma parte da sociedade ter conseguido se sobrepor ao direito de pensar e à liberdade de ir e vir (garantias universais e democráticas); o problema é essa obtusidade fascista ter vencido sem grande esforço. O Brasil acabou.

sem saída

Esquerda sapatênis, o que é: cirismo sobranceiro; tabatismo traíra; e petismo palestrinha.

(*) Ronald Augusto é poeta e ensaísta. Formado em Filosofia pela UFRGS. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012), Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013) e À Ipásia que o espera (2016). Dá expediente no blog www.poesia-pau.blogspot.com e é colunista do portal de notícias Sul21: http://www.sul21.com.br/editoria/colunas/ronald-augusto/

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora