Colunas>Ronald Augusto
|
30 de abril de 2018
|
10:22

Carta registrada para Lula

Por
Sul 21
[email protected]
Carta registrada para Lula
Carta registrada para Lula
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Ronald Augusto (*)

Enviar uma carta para Lula não é apenas uma manifestação de carinho (mesmo que fosse só isso não seria um gesto de todo desprezível), é um ato político.

Alguns amigos me alertaram para não enviar a carta a Lula usando o endereço da Polícia Federal. A PF teria dito que as cartas seriam jogadas no lixo. Se os responsáveis pela instituição de fato fizerem isso, não será incorreto afirmar que se trata de tentativa de terror e de tortura em relação a Lula. Afinal, prisioneiros têm direito a receber cartas. Acontece que, a rigor, o mais importante não é Lula ler ou não a minha carta em particular. A carta a Lula não é destinada apenas à sua importante figura. A carta é destinada a mobilizar a todos que não concordam com o contemporâneo estado de coisas. A carta é destinada também ao modus operandi da Polícia Federal e aos abusos de um judiciário partidarizado, seletivo e elitista. Se a PF jogar fora algumas dezenas de cartas, seremos derrotados, pois ninguém perceberá. Entretanto, se a Polícia Federal do Paraná for obrigada a se desfazer de milhares e milhares de cartas, então daí ficará mais complicado esconder essa forma de desrespeito e intimidação.

Também fui informado que é possível enviar a carta ao diretório do PT em Curitiba. O que pode acontecer neste caso? O PT recolherá um mundaréu de cartas e levará até à Polícia Federal. Se a encomenda não for recebida para ser entregue ao destinatário, a PF ficará com sua imagem prejudicada. Se Lula receber as cartas, ótimo.

Reitero que a carta não é para mobilizar Lula. É para que nos mobilizemos uns aos outros, nem tanto em torno do drama da figura política de Lula, mas em vista de reagir à onda montante de assassínios, aos retrocessos sociais, ao reacionarismo, e à injustiça travestida de legalismo.

Por isso publico aqui minha missiva que enviei sob o registro JR277306588BR. Anexo também um poema que publiquei em minha página no Facebook em homenagem ao Lula como homem-ideia.

Porto Alegre, 11 de abril de 2018 

Lula, meu querido, o adágio segundo o qual um homem só não é temido nem estimado, cai por terra diante da sua momentânea condição. Ainda que sejamos movidos e constituídos por relações afetivas e solidárias, nossas escolhas cruciais se efetivam na solidão mais dramática. Você, apesar de ser um homem-muitos, é agora esse corajoso homem só que mobiliza, ao mesmo tempo, toda a nossa estima e o temor daqueles que odeiam as ideias de liberdade e de justiça social protagonizadas por quem sempre esteve – e não pretende estar mais – à margem do direito e da cidadania. Mas graças a você, e a muitas e muitos, as conquistas alcançadas nos estimulam, por um lado, a não tolerar qualquer forma de retrocesso e, por outro lado, a prosseguir na luta por mais direitos e respeito social.

Obrigado por tudo até agora e pelo que ainda virá.

Um abraço, com toda a estima desse seu desconhecido amigo,

Ronald Augusto

a ideia de chinelo de dedos
de calção ao estilo anos setenta
o severo relógio em contraste
com a sem-cerimônia do jeitão
o bigode aplicado à ideia
a camiseta de algodão das mais baratas
com a serigrafia da entidade
sobre o estrado ao pé da mesa
um copinho de café sujo de café frio
a naturalidade com que a ideia segura o microfone
como se o desdenhasse como se fosse um cigarro
que é aceso para ser descartado
a ideia está ali

(*) Ronald Augusto é poeta, músico, letrista e crítico de poesia. É autor de, entre outros, Confissões Aplicadas (2004), Cair de Costas (2012), Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013) e Nem raro nem claro (2015). Dá expediente no blog www.poesia-pau.blogspot.com  e escreve quinzenalmente aqui no http://www.sul21.com.br/jornal/

***********************************************************************************************

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora