Colunas>Nelson Rego
|
18 de novembro de 2016
|
09:30

Trump, lá; Bolsonaro, aqui?

Por
Sul 21
[email protected]

Por Nelson Rego

figura-1-1

A religião do capital prega que o grande capital deve dominar e circular sem barreiras pelo mundo. Mas a parte da humanidade transformada em gado humano deve permanecer confinada.

Trump prometeu interpor um muro entre os Estados Unidos e o México. Bolsonaro e os bolsonaristas separarão com barreiras as partes boas das cidades das partes ruins para devolver o bem-estar às partes boas?

Raivosos envergonhados de serem raivosos estão perdendo a vergonha. Surgem líderes imitadores de Hitler porque os raivosos estão perdendo a vergonha ou os raivosos estão perdendo a vergonha porque surgem líderes imitadores de Hitler?

Ser preconceituoso é apropriar-se de um selo de qualidade: o preconceituoso se coloca acima dos inferiorizados. Muitos são iguais no desejo de se fazerem diferentes. O desejo de colocar-se acima dos outros a qualquer preço é o dogma da grande religião.

Uma religião precisa de inimigos, sem inimigos: sem energia. Em nome de combater inventados inimigos, por quanto tempo a grande religião continuará erguendo novos muros com os tijolos daquele derrubado em Berlim?

O eleitor produz o eleito ou o eleito produz o eleitor?

figura-2

Hillary Clinton, apesar de tudo, seria um pouco mais do que só um pouco diferente de Trump? Se a pergunta é difícil de ser respondida, então é fácil, a resposta está dada: não. É isso mesmo? Será assim tão fácil responder à pergunta? Quão desprezível para defesas de teses e quão grande para muitas vidas pode ser esse pouco?

Bolsonaro ou qualquer outro: dá na mesma?

O eleitor produz o eleito ou o eleito produz o eleitor?

Muros escondem passagens. Para onde?

.oOo.

Nelson Rego é escritor. http://www.nelsonrego.art.br/. Professor no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua coluna é publicada quinzenalmente no Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora