Colunas>Nelson Rego
|
4 de novembro de 2016
|
09:30

Outros planos

Por
Sul 21
[email protected]

Por Nelson Rego

O som desses sininhos balançados pelo vento vem da calçada de lá, daquela casa com persianas que faz tempo receberam sua última mão de tinta. Sininhos unidos por uma trama de cordões? Ou algum desses móbiles aéreos feitos de pedras cristalinas cortadas em fatias transparentes reveladoras de espirais irregulares e concêntricas a irradiar cores que a vendedora na loja esotérica diz ajudarem a viagem do espírito aos planos astrais? Talvez seja verdade. A pausa já de quase um minuto induzida por sininhos vindos da calçada de lá desligou meu espírito da agitação do dia. Atravesso a rua ou a música é mais transcendental a distância? “As gurias ali são boas, foram trazidas do interior, carne de primeira, elas fazem frente e verso por duzentos e cinquenta, uma hora”, o rapaz de bigode ralo me deixa um cartão produzido com intenção de aprumo artístico e gráfico, Penélope’s Drink. “As gurias são boas”, ele reforça compenetrado em sua tarefa publicitária enquanto se afasta. “Muito boas”, dois passos adiante. Sim, sim, obrigado, eu só estava escutando os sininhos, pensava se minha mulher gostaria de ter uns assim lá em casa. Acho que irei à loja esotérica comprar um móbile e perguntar à vendedora se ela alguma vez ouviu suas fatias finas de pedras mágicas cristalinas balançando ao vento quando caminha pela cidade.

Collage de Mariah de Olivieri
Collage de Mariah de Olivieri

O corpo, corpo, o

Parece intestino aplainado por prensa, mas, não, é silicone esquecido sobre a mesa.

I-mortalidade

Guardou as luas crescentes cortadas das unhas dentro do vidrinho e o vidrinho, feito totem, dorme e sonha no alto da pedra sobre a mesa e a toalha ainda com os farelos do pão da manhã, ali, onde o sol do fim da tarde atravessa o prisma e os pedaços cortados das unhas. Projeta-os num arco-íris caseiro.

.oOo.

Nelson Rego é escritor (http://www.nelsonrego.art.br/). Professor no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua coluna é publicada quinzenalmente no Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora