Colunas>Montserrat Martins
|
5 de setembro de 2017
|
10:00

A Amazônia é aqui

Por
Sul 21
[email protected]
A Amazônia é aqui
A Amazônia é aqui

Montserrat Martins

Gisele Bündchen e Ivete Sangalo entraram nessa causa, mas você talvez não tenha pensado ainda: o que muda na sua vida se o Temer extinguir essa Reserva na Amazônia, para liberar a exploração mineral na área?

A publicação de Gisele

Fotos de perfil no Facebook estão com a tarja “SOS Amazônia” porque a medida abre a Amazônia à devastação por negócios predatórios, sem cuidados com a preservação dos nossos tesouros naturais.

A derrubada da floresta leva à seca, como já acontece no Nordeste, as chuvas de todo o país dependem da umidade que a Amazônia traz para o continente. Os cientistas avaliam que a medida afeta o clima, a agricultura e a economia por várias gerações.

Já temos crises hídricas em São Paulo, já temos no São Francisco, cada vez mais estaremos expostos à falta de água. A Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) tem 4 milhões de hectares, o tamanho da Dinamarca. Foi criada em 1984 – por aí se vê que o governo Temer hoje ameaça nossas vidas mais que os militares.

Riscos tão graves motivaram medidas judiciais e a Justiça Federal concedeu liminar contra o decreto de Temer, que não poderia tomar uma decisão dessa sem o aval do Congresso.

A reação de personalidades – a começar por Gisele e Ivete – e nas redes sociais já levou o governo a um primeiro recuo, tentando se explicar melhor, mas principalmente levou às ações que estão no âmbito da Justiça Federal.

O que isso tudo tem a ver com a sua vida, com a vida de todos nós, é que o desequilíbrio climático é a maior ameaça do século XXI. Se você tiver algumas décadas de vida deve ter notado que o clima é cada vez menos previsível e com eventos catastróficos em todo o mundo.

Mas, como se pode afirmar que as mineradoras devastam? Veja o caso da maior de todas, o grupo Vale do Rio Doce e suas subsidiárias, privatizada por FHC a preço de banana. Hoje não existe mais Rio Doce, destruído pela Vale, a empresa que tirou o “Rio Doce” até do nome.

Abrir a Amazônia para os negócios predatórios facilita outras formas de saque aos nossos patrimônios naturais também, as madeiras e todas espécies vegetais e animais da região.

Se você for imediatista, sem pensar no futuro, saiba que não vai ver o dinheiro da exploração da Amazônia pelas mineradoras, como ocorre com negócios escusos.

Se você se importar com o seu futuro e o de seus filhos, saiba que a qualidade de vida vai piorar muito, com a devastação da Amazônia, maior tesouro do país.

.oOo.

Montserrat Martins é médico e bacharel em ciências jurídicas e sociais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora