Colunas>Manuela d'Ávila
|
25 de outubro de 2016
|
09:00

Doulas na sala de parto: nós parimos, nós decidimos!

Por
Sul 21
[email protected]

doulaPor Manuela D´Ávila

Doulas são acompanhantes, escolhidas pelas gestantes, para prestar suporte no ciclo gravídico, parto e puerpério. No parto, diferente do trabalho do médico, a doula não deve intervir diretamente em nenhum procedimento, mas dar apoio psicológico e favorecer o bem estar da futura mãe. Cabe à grávida escolher se quer ou não ser acompanhada por uma doula. No entanto, a maioria dos hospitais permite apenas um acompanhante no procedimento, tendo a parturiente que optar pela profissional ou por seu acompanhante.  É essa situação que queremos mudar, em nível estadual, com o PL 04/2016 . Na Câmara de Vereadores, o projeto é de preposição da camarada Jussara Cony.

Ainda enfrentamos resistência da classe médica à figura da doula, mesmo estas possuindo certificação ocupacional em curso para essa finalidade.  Ao longo dos anos, estudos comprovam que o acompanhamento da parturiente pela doula traz diversos benefícios tanto maternos como fetais; dentre eles a diminuição da duração do trabalho de parto, do uso de medicações para alívio da dor e do número de cesáreas. É observado, também, que o acompanhamento da doula reduz o número de depressão pós-parto e facilita a amamentação. Ademais, a doula atua, ainda, como agente inibidor da violência obstétrica e propagador de práticas humanizadoras da assistência ao parto.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) reconhecem e incentivam a presença da doula durante o trabalho de parto, parto e pós-parto. As vantagens são visíveis, inclusive, ao Sistema Único de Saúde (SUS), pois além de qualificar o serviço, a presença das doulas permite a redução nos custos, dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mães e dos bebês.

Num país em que a OMS denuncia uma verdadeira epidemia de cesárias  (No Brasil a taxa é de 55% , chegando a 88% em planos particulares. Já na Europa é de 20% a 22% e nos Estados Unidos, é de 32,8%), medidas que possam colaborar com a diminuição desses índices são bem vindas. Santa Catarina está a nossa frente: no Estado vizinho proposição semelhante já é lei. Esperamos que aqui nossos legisladores tenham a mesma sensibilidade. Doula no parto é amor.

.oOo.

Manuela D´Ávila é deputada estadual pelo PCdoB.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora