Colunas>IAB RS - Cidade e Cultura
|
7 de agosto de 2017
|
09:50

Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo

Por
Sul 21
[email protected]
Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo
Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo

*Karen Kussler

O Núcleo Regional Vale do Sinos do IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil, desde sua constituição no ano passado, vem debatendo e propondo ações acerca da preservação do patrimônio cultural na região. Dentro deste escopo, vem buscando promover o necessário diálogo entre os diferentes agentes e instituições envolvidas, visando a construção coletiva do diagnóstico e das possíveis soluções. Um dos desafios para a gestão dos bens que compõem o patrimônio histórico e cultural municipal é a promoção de instâncias de diálogo conjunto entre o Município e a comunidade, com efetiva participação dos Institutos de preservação nacional (IPHAN) e estadual (IPHAE-RS). A própria Constituição Federal dispõe sobre a tutela do patrimônio cultural compartilhada entre todos os entes do poder público e a comunidade.

Foto: IAB-RS

Outro grande desafio é a organização do Município para fazer frente às suas responsabilidades legais. Um grande avanço recente foi a promulgação da Lei Municipal nº 2958, sancionada em agosto de 2016, sendo fruto de exaustivos debates entre poder público e sociedade civil por cerca de cinco anos.

Entre outros instrumentos, esta Lei dispõe sobre a formação de uma importante instância de participação da comunidade: o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, com caráter consultivo e deliberativo. A convocação seria realizada por edital e os conselheiros da sociedade civil teriam que comprovar sua atuação no sentido da proteção e promoção do patrimônio cultural. Além disto, a Lei prevê a constituição do Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural e dá prazo para a finalização do inventário de bens históricos e a instituição de outros instrumentos de compensação econômica para os proprietários.

Apesar das grandes expectativas, a referida lei já completa o primeiro aniversário sem sequer ter sido constituído o Conselho Municipal. Uma vez que este Conselho seria um dos promotores dos demais instrumentos legais e de compensação econômica previstos na lei, todos os demais efeitos práticos da nova legislação encontram-se paralisados.

Acreditamos que a constituição do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural é pauta urgente, sendo um passo fundamental para propiciar a gestão democrática e participativa.

.oOo.

*Arquiteta e Urbanista – Presidente do Núcleo Vale dos Sinos do IAB RS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora