Colunas>IAB RS - Cidade e Cultura
|
4 de dezembro de 2015
|
09:32

Cidade e Cultura

Por
Sul 21
[email protected]
Cidade e Cultura
Cidade e Cultura

Por Tiago Holzmann da Silva

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul – IAB RS, inaugura, com este artigo, sua participação periódica no jornal digital Sul 21. Nosso objetivo é relacionar a atuação e as atribuições do Arquiteto e Urbanista com os temas de interesse da sociedade. Por este motivo a coluna terá o título de “Cidade e Cultura”.

“Cidade” porque as nossas cidades padecem, vítimas de um modelo urbano ultrapassado e predatório e de um planejamento urbano dominado pela especulação imobiliária e pelo culto ao veículo privado, equivocado e insustentável. Cabe aos arquitetos – e portanto ao IAB – denunciar a privatização do espaço público, seja pela segregação espacial, seja pelo veículo privado, e cabe aos arquitetos – e portanto ao IAB – enfrentar a ganância de grupos econômicos interessados exclusivamente em obter lucros, a despeito da função social da cidade. A nossa atuação como pensadores da cidade – urbanismo, planejamento, edificações, patrimônio, meio ambiente – e nossa busca pela qualidade espacial e ambiental não pode estar a serviço de uns poucos, mas sim deve buscar atender a toda a população.

“Cultura” porque o crescimento baseado no consumo e no crédito e o recente período de desenvolvimento econômico do país não foi acompanhado do progresso cultural da nossa sociedade. Consumimos mais, melhoramos nossa condição econômica mas seguimos, genericamente, sendo uma sociedade inculta e atrasada. Somado a isto, a sociedade brasileira segue com pouca capacidade de entender a nossa profissão e a importância da arquitetura e urbanismo para a transformação do espaço habitado, seguimos sendo pouco reconhecidos e valorizados como agentes transformadores.

Com atuação no estado desde 1948, o IAB RS é uma entidade cultural e profissional sem fins lucrativos que representa os arquitetos do Estado. A finalidade principal do IAB RS é congregar arquitetos e urbanistas para o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo e a defesa da profissão e dos profissionais e em todos os seus campos de atuação. O IAB RS tem atuado para qualificar as políticas públicas do planejamento, da habitação social, do patrimônio, da cultura, da edificação, das licitações e concursos públicos e participa em diversas instâncias de representação estaduais e municipais, assim como de diversos foruns de entiades e associações.

O documento “10 pontos por um Projeto de Cidade”, que apresenta princípios e diretrizes para as administrações municipais construírem um Projeto de Cidade, foi uma síntese elaborada pela Comissão Cidades do IAB RS que está pautando a atuação dos arquitetos e urbanistas junto aos gestores públicos e contribuindo para a aproximação com outras entidades e movimentos. O documento será tema de outros artigos para o Sul 21 e detalhará os 10 pontos, que são:

1. Planejar para desenvolver a cidade com sustentabilidade;
2. Participação é um direito e uma garantia de cidadania;
3. Projeto urbano qualifica a cidade para todos;
4. Espaço público é o lugar do encontro e da troca;
5. Mobilidade é prioridade ao pedestre e transporte público de qualidade;
6. A paisagem da cidade é patrimônio de todos;
7. Habitação com qualidade e integração das comunidades;
8. Morar com dignidade é um direito de todos;
9. Concursos públicos de projetos para obras públicas;
10.Arquiteto é o profissional que faz edifícios, praças e parques, cuida do patrimônio, planeja a cidade…

O IAB RS também está recuperando sua atuação histórica no campo da cultura ampliando e diversificando suas atividades. Desde novembro de 2014, o Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB RS, é Ponto de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e lá temos realizado, semanal e ininterruptamente desde março de 2013, as “quartas no IAB” com diversos ciclos de atividades, desde os Desafios Urbanos com discussões sobre temas polêmicos, apresentações de projetos e obras de arquitetura e exposições de artes visuais, que culminaram com a reabertura da nossa pinacoteca com rico acervo artístico. Além destas atividades, ampliamos nossa representação no interior com oito núcleos ativos (Erechim, Rio Grande, Caxias, Vinhedos, Litoral, Santa Maria, Pelotas, Torres) que organizam regularmente as Caravanas da Arquitetura com programação variada de interesse local, entre outras atividades.

Na escala nacional, o IAB tem um grande desafio que é organizar o Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) que será realizado pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2020. Este é o maior e mais importante fórum internacional de arquitetura para o qual são esperados 15 mil arquitetos de todo o mundo. Com o tema “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, a proposta do Rio 2020 é discutir o futuro das cidades e a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades e promover a inserção da profissão no meio social. O compromisso do IAB é aproveitar estes anos até a realização da UIA 2020 Rio para trabalhar o fortalecimento da arquitetura e da cultura arquitetônica no Brasil.

Agradecemos ao Sul 21 pelo convite. Este espaço será utilizado por diversos colegas vinculados ao IAB RS que apresentarão nossos pontos de vista buscando contribuir para uma sociedade melhor. Feita a apresentação, vamos para a rua.

.oOo.

Tiago Holzmann da Silva é presidente do IAB/RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora