Colunas>Franklin Cunha
|
1 de outubro de 2017
|
16:15

História natural da heterossexualidade impositiva e da falocracia

Por
Sul 21
[email protected]
História natural da heterossexualidade impositiva e da falocracia
História natural da heterossexualidade impositiva e da falocracia
As crianças nascem com sexo e sem gênero porque os genes – apenas e somente – codificam proteínas e não comportamentos sexuais, tão complexos e de componentes culturais tão variados e múltiplos.

Franklin Cunha

Nossa lógica cultural nos incutiu a ideia de que a definição do gênero só se estabelece mediante um posicionamento heterossexual e que as ameaças à heterossexualidade são vistas como ameaças ao próprio gênero. Consequentemente, desejos homossexuais podem provocar – sejamos homem ou mulher – o receio de estarmos perdendo nossa masculinidade ou feminilidade, com as conhecidas e deletérias consequências pessoais e sociais ainda vigentes.

A heterossexualidade se impõe não somente pela proibição do incesto, mas também estabelecendo-se a proibição da homossexualidade. O conflito edípico pressupõe que a criança desde que nasce já tem desejos heterossexuais e que já sabe distinguir a hétero da homossexualidade.

Na realidade, as crianças nascem com sexo e sem gênero porque os genes – apenas e somente – codificam proteínas e não comportamentos sexuais, tão complexos e de componentes culturais tão variados e múltiplos.

O relato freudiano afirma que as mulheres se sentem castradas e, em nossa cultura, sua relação com a norma falocrática é a inveja do pênis. E que os homens são possuídos pelo temor da castração e de sucumbir  dita inveja, que afinal se trata de um detalhe anatômico que representa o poder cultural do falo. Portanto, se um homem se nega de forma radical a ter um falo, ele é “castigado” com a homossexualidade e se uma mulher se nega de forma radical a assumir sua posição de castrada, também será “castigada” com a homossexualidade.

E, se sabe, que há homens que têm pênis, mas não têm falo, assim como há mulheres que não têm pênis, mas têm falo ou desejo de possuí-lo.

Nas relações eróticas, (hétero ou homossexualidade, sexualidade gay, lesbianidade e outras orientações sexuais em geral)  as características do ator sexual  e de sua conduta são cada vez mais reconhecidas como  um artefato especificamente cultural, histórico e com para-efeitos na economia de mercado. A construção social da sexualidade e suas ligações com a conduta não sexual, são específicas das circunstâncias culturais e históricas de uma determinada ordem social. Principalmente, tendo-se consciência ou não, de que somos produtos de uma bimilenar  e arraigada tradição judaico-cristã da qual, mesmo depois do iluminismo freudiano e lacaniano, até hoje sofremos todas as suas consequências.

 

***

Franklin Cunha é médico e membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

[Imagem por 123home123Own work, CC BY-SA 4.0, Link]


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora