Colunas>Franklin Cunha
|
15 de junho de 2014
|
14:43

A raiz da Esperança

Por
Sul 21
[email protected]
A raiz da Esperança
A raiz da Esperança

A raiz indo-européia da palavra ESPERANÇA é spe que significa expandir, aumentar, ter êxito, levar qualquer projeto adiante seja ele de ordem física ou psíquica. Spe dará em latim spes e daí a nossa esperança. Da mesma etimologia temos pro-spere que significa prosperar, evoluir conforme o esperado, tornar-se próspero.

Esta expectativa em direção ao futuro nas palavras derivadas da raiz spe, originalmente estava ligada a bons resultados: êxito, bonança e felicidade futuras. Pandora, de sua caixa, deixou escapar para o mundo todos os males, mas para nossa sorte, conseguiu segurar a esperança consoladora e benéfica. Só mais tarde foi incluído um matiz de temor, de espera incerta que caracteriza a moderna noção de esperança, provavelmente baseada nas também modernas possibilidades tecnológicas de destruição da humanidade e da natureza.

Há outras correlações ligadas à raiz spe e da sua extensão spen.

Pendere em latim , derivado de spen significa pender, estar pendurado, pêndulo, apêndice, de-pender entre outras significações. Também dará pênis que originalmente significava cauda , algo que cai, do verbo cadere. Assim cauda e pênis são sinônimos já que ambos significam uma extremidade pendurada. Vemos então que sabiamente, a semântica faz a diferença entre o órgão sexual masculino flácido , pênis e o mesmo em ereção, falo. Então, se nos cingirmos à realidade lingüística, a idéia freudiana da inveja feminina não é do pênis, mas do falo o qual significa em realidade o poder masculino e por extensão a falocracia reinante em nossa cultura judaico-cristã.

Outra derivação notável de spe é espargir, espalhar,espraiar Quando o homem em sua evolução, passou da simples atividade de caça e coleta para a mais sofisticada agricultura, tinha como faina espargir,espalhar sementes na terra.

Não é surpresa, pois, que os verbetes esperma, espuma, esporo, ( no idioma francês a semelhança é mais clara no verbete espoir ), tenham a mesma etimologia. O esperma, como uma espuma que o homem deposita na vagina e que é cultivado no ventre da mulher, se identifica com a trajetória da semente depositada na mãe- terra. ( Ofereço este tema aos colegas da área psi: provavelmente a tecnologia agrícola , deu origem à propriedade privada, à organização do homem em família, ao complexo de Édipo e ao tabu do incesto).Então, ao espargir esperma na vagina de uma mulher, cultivamos a esperança de, no futuro,colhermos um filho, assim como espargir, espalhar sementes na “mãe terra “ está implícita a esperança de , no futuro, colhermos alimentos.

Nas milenares crenças populares, a agricultura e o ciclo gestatório estão relacionados com as fases lunares. Como nossos avós nos ensinaram, os tempos de semear e colher, assim como o da gestação (40 luas) e da parição estão relacionadas com a sequência das mudanças cíclicas de nosso solitário e romântico satélite.

Percebemos assim quão antigas são as metáforas agro-genitais, ligadas à reprodução.

Este eterno avatar humano de se perpetuar através da reprodução sexual espargindo sementes de forma amorosa , não tem outro significado senão o de se cultivar um futuro melhor, próspero e prenhe de felicidade para nossos filhos. E este, cremos, é o verdadeiro significado e a raiz da palavra ESPERANÇA.

Franklin Cunha é médico.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora