Colunas>Céli Pinto
|
26 de junho de 2018
|
17:14

Ignorância ou má fé?

Por
Sul 21
[email protected]
Ignorância ou má fé?
Ignorância ou má fé?
Manuela D’Ávila (Facebook/Reprodução)

Céli Pinto (*)

O programa Roda Viva que entrevistou a pré-candidata à presidência da República pelo PCdoB,  Manuela D’Ávila, ontem, dia 25 de julho,  foi um jogo de erros, a começar pela falta de respeito à sua candidatura, sempre tratada como  falsa.

Há assunto para muitos comentários sobre o programa, inclusive sobre a própria postura de Manuela, mas o que que gostaria de pontuar é a centralidade que os jornalistas deram à figura de Lula. Uma parcela significativa das perguntas feita à pré-candidata foi sobre o ex-presidente, sempre querendo que Manuela  se manifestasse sobre a prisão e sobre os seus crimes.

Como o programa tem  um posicionamento político-ideológico , deixado claro pela escolha de seus convidados, é de se esperar que um candidato ou candidata de esquerda ou centro-esquerda não tenha vida fácil no Roda Viva. Nenhum problema sobre isto: a FOX,  nos Estados Unidos, apoiou  Trump e disse que apoiava, assim como a CNN apoiou Hillary Clinton. Às vezes o império tem lições a dar, raras, mas tem.

Mesmo considerando a farsa  da objetividade,  aludida por grande parte da mídia brasileira, o mínimo a esperar de jornalistas é decoro, o que faltou aos que participaram do programa. Dois deles foram particularmente insistentes quanto o julgamento de prisão de Lula.  A representante do  jornal Estado de São Paulo perguntou três ou quatro vezes a Manuela se  ela não acreditava na culpa de Lula depois de ter sido julgado nas quatro instâncias. A senhora jornalista “fingiu não saber” que Lula não foi julgado em quatro instâncias, mas na primeira e segunda instâncias. O processo não foi julgado na terceira instância, que é o Tribunal Federal da Justiça, nem pelo Supremo Tribunal Federal, que seria o último recurso. A vetusta senhora bradou sem  pudor que Lula tinha sido  julgado nas quatro instâncias do Judiciário, demonstrando ignorância ou má fé ao confundir os  pedidos de habeas corpus com  julgamento transitado em julgado. Infelizmente o partido de Manuela não a municiou com pareceres de juristas de alta respeitabilidade  (eles existem,  e muitos) para que ela pudesse responder a questão a contento.

Interrompendo a pré-candidata (ela foi interrompida desrespeitosamente  todo tempo, confirmando estudos que comprovam que homens costumam interromper a fala das mulheres), o apresentador do programa voltou  ao caso Lula, afirmando que há provas para que ele esteja  preso, “como as visitas ao sítio de Atibaia”. Ora, qualquer leitor de pasquins locais sabe que o processo pelo qual Lula está preso não se refere ao sítio de Atibaia, mas à pretensa propriedade do triplex em Guarujá. Será que o Seu Lessa não sabe disto?

Em síntese, ou foi uma demonstração de ignorância e despreparo dos jornalistas, ou  de pura má fé. Manuela saiu viva da roda, mais viva e inteira do que nunca. Brava mulher.

(*) Professora Titular do Departamento de História da UFRGS.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora