Colunas>Antônio Escosteguy Castro
|
10 de outubro de 2018
|
19:57

O Golpe de 2016 fracassou. Mas isso pode não ser uma boa notícia

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Antonio Escosteguy Castro (*)

O Brasil sofreu um golpe de estado em 2016 , mas não um golpe militar das antigas , como na década de 60. Foi um golpe de novo tipo , testado antes no Paraguai e Honduras, desfechado por um condomínio de grupos parlamentares , setores do Judiciário e da elite empresarial, capitaneada pelos grandes conglomerados da mídia.

O roteiro do golpe, em resumo, começava por afastar Dilma Rousseff da Presidência e colocar o PT sob perseguição judicial. Temer, o vice decorativo, assumiria um governo transitório, que resolveria a “crise fiscal” criada por Dilma e realizaria as reformas necessárias à retomada do crescimento econômico. Coroando o processo, nestas eleições de 2018 um grande nome do PSDB seria eleito presidente da República, com o apoio do Mercado, e teria a legitimidade política para implementar na íntegra o programa neoliberal que fora derrotado nos 4 pleitos anteriores.

Mas o Governo Temer foi um desastre completo. No lugar de crescimento, a maior depressão econômica de todos os tempos. Treze milhões de desempregados. A questão fiscal, mesmo com a PEC do Fim do Mundo, só se agrava, em função da enorme queda de arrecadação. As reformas travaram, e aquela aprovada, a Trabalhista , não gerou efeito prático, deixando o desemprego no mesmo altíssimo patamar. E, por fim, com a sucessão de escândalos , como a Mala de Dinheiro , o Cel. Lima, o Rodoanel , a gravação do Aécio, a JBS , fracassou o intento de concentrar as acusações de corrupção apenas no PT , espraiando a sensação de que havia uma roubalheira generalizada em todos os partidos.

As eleições de 7 de outubro passado dizimaram o Condomínio do Golpe. PSDB e REDE , que nas eleições de 2014 haviam feito , juntos, mais de 55% dos votos, não chegaram a 6%.

PSDB/MDB/PTB/DEM/PP/PSD perderam 72 deputados   , ou cerca de 30% de suas bancadas. De 15 governos estaduais que tinham, no primeiro turno só venceram em 5. Boa parte da cúpula parlamentar do golpe foi varrida do Congresso: Jucá, Imbassahi, Mendonça Filho, Eunício, Lobão, Roberto Freire, Cristóvão Buarque, Cristiane Brasil , Paulinho da Força e muitos outros não conseguiram se reeleger. O baixo clero em parte sobreviveu , mas foi uma das maiores renovações da história da Câmara, com 52%.

A Esquerda , principal alvo do Golpe (em particular o PT) mesmo debaixo de mau tempo sobreviveu. PT/PDT/PSB/PC doB/PSOL juntos inclusive ampliaram suas bancadas em 14 vagas. Tinham 11 governos estaduais e elegeram 7 neste primeiro turno. Fernando Haddad, do PT, vai ao segundo turno presidencial , e a votação conjunta com o PDT de Ciro Gomes soma 42% , apenas 4% inferior a Bolsonaro. Ainda que a esquerda não possa cantar vitória , fez muito mais em 7 de outubro do que lhe reservava o roteiro do Golpe.

O problema é o outro contendor do segundo turno presidencial, Jair Bolsonaro. O militar reformado fez mais de 46% dos votos como um candidato anti-sistema, anti-establishment. Capitalizou um sentimento de grande parte da população de rejeição à política, colocando-se como um “ outsider” , embora tenha quase 30 anos de vida exclusivamente parlamentar. Mas sua plataforma e sua trajetória política denotam um perfil mais do que meramente autoritário, levando a acusações de fascismo. Para afastar-se de Temer e dos golpistas (com os quais sempre se entendeu bem e votou conjuntamente) cercou-se de uma equipe que mescla iniciantes na política (como o trapalhão general vice-presidente) com personalidades polêmicas, como seu guru econômico , Paulo Guedes, que não é bem visto nem por seus colegas de profissão e geração. Bolsonaro aposta até numa mudança do eixo midiático, afastando-se do condomínio Globo/Folha/Abril/Estadão que regeu o Golpe , c trazendo para o centro do placo Record/SBT/Band.

A vitória de Bolsonaro sepultaria de vez o Golpe de 2016 , mas o que traria em seu lugar é ainda mais ameaçador para o Brasil. Viria uma era de enorme instabilidade, com um presidente sem base parlamentar, sem ligações orgânicas com os agentes econômicos e que inspira uma violência social nunca antes sequer sonhada no Brasil, mesmo nos tempos da Ditadura Militar. Seria o golpe dentro golpe, na pior tradição latino-americana.

A derrota dos golpistas de 2016, portanto, não necessariamente leva à normalização democrática do Brasil e muito menos ainda à retomada de um crescimento econômico inclusivo, não apenas direcionado ao rentismo e ao capital financeiro e especulativo, como no Governo Temer.

Pode ser um velho chavão, mas o conflito em 28 de outubro é entre a Civilização e a Barbárie.

(*) Antonio Escosteguy Castro é advogado.

***************

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora