Esporte
|
11 de janeiro de 2016
|
19:39

Brasileiro ganha prêmio de gol mais bonito de 2015; Messi leva o de melhor jogador

Por
Sul 21
[email protected]

Marcelo Brandão

Da Agência Brasil

O brasileiro Wendell Lira ganhou o prêmio de gol mais bonito de 2015 da Fifa, em premiação realizada na tarde desta segunda-feira (11), em Zurique, na Suíça. Lira marcou com um belíssimo gol de bicicleta contra o Atlético Goianiense, quando vestia a camisa do Goianésia. “Queria agradecer a minha família e a nação brasileira”, disse Lira.

O brasileiro, hoje no Vila Nova (GO), ainda citou a parábola bíblica de Davi contra Golias para expressar sua emoção ao ganhar o prêmio, desbancando o argentino Lionel Messi e o italiano Alessandro Florenzi, e falou sobre a alegria de estar ao lado de jogadores “que só conhecia no videogame”.

O prêmio de gol mais bonito do ano leva o nome do ex-jogador húngaro Puskás. O vencedor de gol mais bonito é eleito pelos internautas, que puderam votar pelo site da Fifa. A cerimônia ainda vai revelar qual foi o melhor jogador do ano passado. Disputam o prêmio Messi, o português Cristiano Ronaldo e o brasileiro Neymar.

via GIPHY

O argentino Lionel Messi e a norte-americana Carli Lloyd foram os vencedores da Bola de Ouro de 2015 | Foto: EPA/Valeriano di Domenico/Agência Lusa
O argentino Lionel Messi e a norte-americana Carli Lloyd foram os vencedores da Bola de Ouro de 2015 | Foto: EPA/Valeriano di Domenico/Agência Lusa

O melhor mela 5ª vez

O argentino Lionel Messi, camisa 10 do Barcelona, ganhou seu quinto prêmio de melhor jogador do mundo. Ele já havia levado a Bola de Ouro em 2009, 2010, 2011 e 2012. O argentino desbancou novamente o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid e, este ano, o brasileiro Neymar.

“É uma noite muito especial para mim, voltar a vencer uma Bola de Ouro, que foi para o Ronaldo nos últimos dois anos. Queria agradecer a todos que votaram em mim e aos meus companheiros. Agradeço a tudo que o futebol me proporcionou na vida, as coisas boas e ruins”, disse o argentino.

Após um ano de 2014 marcado por lesões, Messi recuperou a forma no ano seguinte e liderou o Barcelona em um ano de conquistas dos campeonatos mais importantes que disputou.

Esta edição foi marcada também pela primeira participação de Neymar entre os três finalistas. Foi a primeira vez desde 2007 que um brasileiro fica entre os três melhores do mundo. Na ocasião, Kaká desbancou os próprios Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Também jogador do Barcelona, Neymar teve um ano de 2015 muito inspirado com a camisa do time catalão. Ao lado de Messi, Neymar ajudou o time a conquistar o Campeonato Espanhol, a Copa da Espanha e a Liga dos Campeões, maior e mais importante competição de clubes do mundo, com direito a gol na final, contra a Juventus da Itália.

Entre as mulheres, americana leva a melhor

Já entre as mulheres, a norte-americana Carli Lloyd, campeã mundial com a seleção dos Estados Unidos foi eleita a melhor jogadora do planeta. Ela desbancou a japonesa Aya Miyama e a alemã Celia Sasic. A brasileira Marta não esteve entre as favoritas pela primeira vez desde 2003.

Messi x Ronaldo

Não bastasse a feroz rivalidade em campo entre Barcelona e Real Madrid, a disputa pessoal entre o português e o argentino pelo prêmio é antiga. Desde 2007 os dois brigam pela honraria, com exceção de 2010, quando o português não ficou entre os três mais votados. A partir daí, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo passaram a revezar na preferência mundial.

Em 2008, o português foi o primeiro dos dois a ganhar o prêmio. Entretanto, Ronaldo viu o argentino ganhar nos quatro anos seguintes. Em 2013 e 2014, o meia do Real Madrid voltou a vencer. O prêmio de Messi prolonga a hegemonia dividida pelos dois jogadores que ainda estão em ótima forma nos campos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora