|
24 de março de 2021
|
18:09

Melo anuncia que vai encaminhar privatização da Carris

Por
Sul 21
[email protected]
Melo afirmou que irá privatizar companhia municipal de ônibus Foto: Joana Berwanger/Sul21

Da Redação

Em palestra virtual a empresários na Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou que irá encaminhar para a Câmara de Vereadores em breve um projeto propondo a privatização da Companhia Carris Porto Alegrense (Carris). Segundo ele, “não há outro caminho” que não seja a privatização e a intenção da Prefeitura é fazer com que a venda ocorra “rapidamente”.

“Estamos aprontando um projeto para enviar para a Câmara, pedindo autorização para privatizar. Temos dois caminhos: vender a Carris ou ir acabando com as linhas da Carris. Vamos fazer tudo com muita segurança jurídica. Estamos com alguns estudos em andamento. A decisão está tomada, agora vamos pedir a autorização legislativa, e fazer tudo com muita segurança jurídica”, afirmou.

Segundo Melo, a Prefeitura está preparando os trâmites para a elaboração do projeto de privatização da Carris, um trabalho que está sendo tocado pela secretária municipal de Parcerias Estratégicas, Ana Pellini, e pelo secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia.

O prefeito, Sebastião Melo, participou, nesta quarta-feira (24), por videoconferência, da Reunião Almoço Tá na Mesa da Federasul. Foto: Mateus Raugust/PMPA

Ainda falando sobre o transporte público da Capital, Melo afirmou que o sistema “colapsou” e que, a partir de um acordo firmado com as empresas de ônibus para congelar o valor da passagem em R$ 4,55 por 90 dias, irá promover mudanças estruturais.

“Nesses 90 dias, nós vamos repactuar com os empresários um novo sistema. Não dá mais para continuar. O sistema faliu. Você tem que ter preço diferenciado em horário diferenciado, você tem que ter carros menores, tem que ter linhas rápidas, tem que ter integração de lotação com ônibus, Grande Porto Alegre, bom, tem um cardápio grande e nós vamos ter que enfrentar um abelheiro grande que é essa questão das isenções. Não tem remédio que não seja amargo nesse tema”, afirmou.

Melo disse, por exemplo, que a meia passagem estudantil deverá ser revisada para valer apenas para famílias de baixa renda.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora