Cidades
|
12 de novembro de 2020
|
18:04

Feiras ecológicas da Redenção selam parceria com transporte não poluente

Por
Sul 21
[email protected]
Feiras ecológicas da Redenção selam parceria com transporte não poluente
Feiras ecológicas da Redenção selam parceria com transporte não poluente
Triciclos elétricos não emitem gases poluentes e são silenciosos.  (Foto Tiago Trindade/Divulgação)

Da Redação

Uma parceria entre as Feiras Ecológicas da Redenção – Feira dos Agricultores Ecologistas e Feira Ecológica do Bom Fim –, a Associação Agroecológica e a Grilo Mobilidade proporcionará a partir deste sábado (14) uma forma de transporte não poluente e barata para ir e voltar das feiras da Avenida José Bonifácio, em Porto Alegre.

Quem chamar o triciclo elétrico pelo aplicativo aos sábados, entre 6h e 14h, terá um desconto de 10% no valor do pulo – como são chamadas as corridas –, fazendo com que a maior parte das viagens custe menos do que uma passagem de ônibus. O deslocamento ainda tem a vantagem de não poluir e contribuir com a melhoria da mobilidade urbana.

Para usufruir do desconto, os frequentadores das feiras devem inserir o código FEIRASECO10 na hora de solicitar um Grilo, através do aplicativo grilomobilidade (já disponível para Android e iOS).

Com a vantagem, o valor da tarifa fechada para pulos de até 5 km, que seria de R$ 4,39, cai para R$ 3,95. O valor extra cobrado para deslocamentos maiores ou serviços como carregamento de sacolas e guarda chuva também terá aplicados os 10% de desconto. Para facilitar e agilizar o embarque dos usuários, parte da frota de veículos da empresa estará disponível no entorno da José Bonifácio, para embarque imediato.

A parceria faz parte de uma estratégia das feiras ecológicas de pensarem seus espaços para além de um local de comercialização de alimento saudável, livre de agrotóxicos, atuando como fomentadoras de processos de educação ambiental e social e reflexão sobre os hábitos e seus impactos na natureza. São exemplos as ações Feiras Zero Sacolas Plásticas, bem como o pioneirismo na adoção de um amplo Plano de Contingenciamento à Covid-19, que continua em operação.

Os triciclos elétricos não utilizam combustível fóssil nem emitem dióxido de carbono (CO2), gás causador do efeito estufa), além de contribuir para a diminuição da poluição sonora, pois os seus motores são silenciosos.

A Grilo é uma empresa porto-alegrense que oferece serviço de corridas de distância curta com veículos triciclos 100% elétricos não poluentes em cabine fechada, modelo tuk-tuk, com a capacidade de carregar até duas pessoas por vez ou uma pessoa e um bom volume de compras. Os “pulos”, como são chamadas as corridas, estão em operação desde 11 de julho de 2020. As baterias dos triciclos são de lítio, a mesma dos celulares, sendo carregados diariamente em um Hub da marca, na região central da cidade.

Por enquanto, a área de cobertura/atendimento compreende os bairros Auxiliadora, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Moinhos de Vento, Mont’Serrat e Rio Branco.

A Associação Agroecológica e a Grilo Mobilidade já estão conversando para estender esta parceria para as outras sete feiras ecológicas da capital que estão em funcionamento. Isso vai depender da ampliação da área de operação dos triciclos e parceria com as unidades de feiras.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora