Cidades
|
31 de agosto de 2020
|
20:16

Edital para gestão de trecho da Orla do Guaíba e do Parque Harmonia fica sem interessados

Por
Sul 21
[email protected]
Governo Marchezan quer uma concessão por 35 anos para o Trecho 1 da Orla e o Parque Harmonia. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

Não houve empresa interessada na licitação do Trecho 1 da Orla do Guaíba, que vai da Usina do Gasômetro até a Rótula da Cuias, incluindo o Parque Harmonia. O governo do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) pretendia receber nesta segunda-feira (31) as propostas de eventuais interessados no edital lançado dia 3 de julho. Ninguém apareceu. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE), responsável pelo projeto, declarou não avaliar de forma negativa o resultado e anunciou que relançará o edital, ainda em setembro, com modificações para dar “maior viabilidade ao projeto”.

A Prefeitura propõe a concessão dos dois espaços por meio de um contrato de 35 anos. No caso da Orla, já inaugurada, a empresa deverá se responsabilizar pela manutenção e operação do espaço. Para o Parque Harmonia, o governo municipal prevê investimentos obrigatórios de cerca de R$ 30 milhões para a realização de melhorias de infraestrutura, que incluem drenagem, redes subterrâneas, iluminação e estacionamento, além da renovação dos banheiros, melhorias na Casa do Gaúcho, no Galpão Crioulo, e a criação de um novo espaço de valorização da história do Rio Grande do Sul. 

Devido aos “muitos investimentos”, o secretário da SMPE, Thiago Ribeiro, acredita que a incerteza com o cenário da pandemia do novo coronavírus prejudicou a estrutura de receita da concessionária em viabilizar eventos no local. Apesar do revés, o secretário disse que as modificações no próximo edital deverão garantir o “sucesso” da proposta. 

Faltando pouco meses para concluir o mandato, o prefeito Marchezan se vê pressionado por um processo de impeachment e por um pedido de indiciamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Porto Alegre que investiga a sua gestão.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora