Cidades
|
21 de março de 2020
|
17:57

Prefeitos do RS pedem que governo Leite decrete quarentena em todo o Estado

Por
Luís Gomes
[email protected]
Prefeitos do RS pedem que governo Leite decrete quarentena em todo o Estado
Prefeitos do RS pedem que governo Leite decrete quarentena em todo o Estado
Famurs elencou uma série de medidas que o governador deveria tomar no combate ao coronavírus | Foto: Divulgação

Da Redação

Em carta divulgada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) neste sábado (21), prefeitos do Rio Grande do Sul pedem ao governador a adoção de cinco medidas para ampliar o enfrentamento ao novo coronavírus no Estado.

Leia mais: 
Sobe para 56 o número de casos confirmados de coronavírus no RS
Governo do RS decreta interdição de praias e proíbe fechamento de acessos municipais

Entre as medidas, está o decreto da quarentena em todo o estado, a abertura de linhas de crédito a fundo perdido para a compra de equipamentos e contratação de profissionais na área da saúde, a destinação de recursos do fundo eleitoral para a área e a negociação junto ao governo federal para a facilitação da contratação de profissionais estrangeiros.

“Os números atuais anunciam uma tragédia econômica e social, e é necessário que tomemos medidas urgentes e profundas para minimizar os danos econômicos e sociais que estão anunciados”, diz a carta da Famurs.

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta que já foram confirmados 56 casos no Rio Grande do Sul. No Brasil, já são mais de 1 mil casos, sendo 18 mortes confirmadas até o início da tarde deste sábado.

Confira o documento na íntegra a seguir.

Prezado Governador Eduardo Leite,

Os municípios precisam e exigem medidas urgentes e drásticas por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Estimamos muito seu costumeiro tratamento cordial e atencioso com a FAMURS e municípios, e temos reciprocidade em relação a isso. Entretanto, agora, sem tempo, seremos diretos.

O Brasil e os Estados da Federação não planejaram as ações contra o CORONAVÍRUS, tragédia já anunciada nos primeiros dias deste ano pela China, e depois por países europeus. Foram subestimadas, talvez pela falta de uma liderança nacional que dialogasse e buscasse subsídios no exterior, as profundas necessidades para nos prepararmos para essa crise.

Os números atuais anunciam uma tragédia econômica e social, e é necessário que tomemos medidas urgentes e profundas para minimizar os danos econômicos e sociais que estão anunciados.

Em 21 dias, foram 291 casos no Brasil contra 3 na Itália (o pior desempenho no mundo ocidental), 2 na Espanha e 11 na França. Observe-se que hoje os números absolutos de mortos na Itália, com uma população dezenas de vezes menor do que o da China, superou os do gigante país asiático. O Brasil se anuncia, tristemente, como primeiro lugar no ranking de mortos no planeta.

Portanto, exigimos:
– A utilização de hospitais e laboratórios das universidades públicas e privadas, a ampliação dos laboratórios estatais, e utilização dos laboratórios privados para realização de exames e atendimento do público.
– Decretação de isolamento social total, com o fechamento de todos os comércios e indústrias que não sejam essenciais (considerando-se essenciais apenas as atividades relativas à alimentação e saúde).
– Abertura de linhas de crédito, a fundo perdido, para equipação das unidades de saúde e contratação de profissionais da saúde, especialmente para atuação em CTIs e UTIs.
– Utilização dos recursos do fundo eleitoral para as demandas da saúde.
– Exigência junto ao governo federal de liberação da contratação de médicos estrangeiros e brasileiros, mesmo sem o “revalida”, ou outro requisito burocrático.

Sabem bem, desde já, os prefeitos gaúchos, que o total isolamento social é a mais efetiva medida de proteção do seu povo. Entretanto, tal ciência NÃO TEM ENCONTRADO APOIO POLÍTICO, TÉCNICO E FINANCEIRO no Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Governo Federal.

Governador, os prefeitos pedem a sua ajuda. É urgente! A vida dos gaúchos e brasileiros está em jogo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora