Cidades
|
17 de fevereiro de 2020
|
21:38

Morre Ana Godoy, primeira vereadora do PT em Porto Alegre

Por
Luís Gomes
[email protected]
Morre Ana Godoy, primeira vereadora do PT em Porto Alegre
Morre Ana Godoy, primeira vereadora do PT em Porto Alegre
Ex-vereadora Ana Godoy foi homenageada pela bancada do PT em março de 2019 | Foto: Ederson Nunes/CMPA

Da Redação

Faleceu nesta segunda-feira (17) a ex-vereadora de Porto Alegre Ana Alves Godoy. Nascida em 1939, em Veranópolis, Ana foi a primeira vereadora do Partido dos Trabalhadores na Capital, ocupando uma cadeira na Câmara entre 1983 e 1988. Ela era portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica e sofria com limitações de movimento. Deixa 4 filhos, 18 netos e 10 bisnetos.

Ana Godoy foi doméstica, cozinheira, comerciária, morou em diferentes bairros da cidade como Restinga, Vila Cruzeiro, Auxiliadora, Cidade Baixa, Lomba do Pinheiro, Sarandi, Parque dos Mayas, Rubem Berta, muitas vezes em condições precárias. Residia, atualmente, no bairro Mário Quintana.

Ela ajudou a fundar várias associações de moradores, contribuiu na fundação do Partido dos Trabalhadores, foi presidente da Zonal 113, trabalhou no Departamento Municipal de Habitação e foi conselheira do Orçamento Participativo. Escreveu o livro “Vila Esmeralda, uma voz dos que não tem vez”, pela Editora Vozes, relatando um pouco de suas vivências na organização comunitária da Lomba do Pinheiro.

Candidata a vereadora, ficou na suplência do primeiro vereador do PT da Capital, Antônio Hohfeldt, por seis anos. O partido promovia a rotatividade de suplentes e, nessa condição, Ana Godoy assumiu inúmeras vezes a vereança. Em 2007, recebeu da Câmara de Vereadores o título honorífico de Líder Comunitária.

A ex-vereadora foi homenageada na Câmara em março do ano passado. “Ela semeou melhorias nas condições de vida em todos os lugares por onde passou com determinação e mobilização coletiva. Sua trajetória é uma inspiração para as novas gerações dessa incansável trabalho e compreensão de que a organização social é fundamental para transformar a realidade”, disse na ocasião o então líder da bancada do PT na Câmara, Marcelo Sgarbossa.

O corpo de Ana Godoy é velado no Plenário Otávio Rocha da Câmara, que suspendeu os trabalhos nesta tarde em homenagem à ex-vereadora.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora