Cidades
|
14 de janeiro de 2020
|
22:24

Prefeitura lança edital para concessão do trecho 2 da Orla do Guaíba com previsão de roda-gigante

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeitura lança edital para concessão do trecho 2 da Orla do Guaíba com previsão de roda-gigante
Prefeitura lança edital para concessão do trecho 2 da Orla do Guaíba com previsão de roda-gigante
Divulgação

Da Redação*

A Prefeitura de Porto Alegre lançou, nesta terça-feira (14), o edital para concessão do trecho 2 da Orla do Guaíba, que estará aberto até 20 de março, quando os envelopes com a garantia de proposta, proposta comercial e documentos de habilitação deverão ser entregues na Secretaria da Fazenda. O trecho de 135 mil m², entre a rótula das cuias e o Anfiteatro Pôr do Sol, será administrado pela iniciativa privada e deve, seguindo o projeto conceitual desenvolvido pelo arquiteto Jaime Lerner, ter uma roda-gigante com vista para o lago.

Dentre as obrigações, o concessionário não poderá cobrar ingresso em áreas públicas do parque, mas poderá fazê-lo em equipamentos específicos, como a roda-gigante. Também está prevista a construção de parque infantil, cachorródromo, ciclovias, decks e passarelas para esportes náuticos e vestiários, além da realização de eventos no local.

O secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, falou sobre os objetivos do Poder Executivo com o projeto: “Nossa ideia é fazer uma cidade diferente, mudando a forma como ela é vista no resto do Brasil, na América do Sul e na América Latina”.

O contrato com o concessionário terá duração de 35 anos, e o investimento previsto é de R$ 512 milhões ao longo de toda a concessão. Inicialmente, serão aplicados R$ 70, 5 milhões. O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) auxiliou na estruturação do projeto do trecho 2 da Orla do Guaiba e na elaboração do edital.

Na consulta pública sobre a concessão do trecho 2, a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE) recebeu mais de 40 contribuições. Entre as mudanças a serem implementadas, está uma maior regulação para a realização de eventos no local. A concessionária não poderá promover festividades no anfiteatro em finais de semana consecutivos, com exceção de um por período de três fins de semana a cada 90 dias. A prefeitura terá possibilidade de uso do espaço para eventos em até 15 dias durante o ano.

*Com informações da Prefeitura de Porto Alegre


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora