Cidades
|
24 de janeiro de 2020
|
16:37

CAU/RS promove Ciclo de Debates – Cidades Inclusivas para as Mulheres

Por
Sul 21
[email protected]
CAU/RS promove Ciclo de Debates – Cidades Inclusivas para as Mulheres
CAU/RS promove Ciclo de Debates – Cidades Inclusivas para as Mulheres

Da Redação

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) promove, em parceria com o CAU/BR e o apoio da Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados e do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo, o Ciclo de Debates – Cidades Inclusivas para as Mulheres. O evento será realizado no dia 30 de janeiro, no Auditório do Palácio da Justiça. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui, gratuitamente.

O evento é um preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), realizado neste ano no Rio de Janeiro (RJ). Além disso, servirá como base para a consolidação de políticas para a equidade de gênero no CAU e para a construção de cidades que atendam às necessidades das mulheres. O Ciclo já foi realizado em Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Curitiba (PR) e ocorrerá em outras capitais até março.

Em Porto Alegre, o Ciclo terá duas mesas temáticas – Mulher na Política Urbana e Mulher na Cidade – e uma palestra com a prefeita da cidade de Conde, na Paraíba, Márcia Lucena, que desenvolve um trabalho em defesa da diversidade da população, com projetos que envolvem participação das comunidades indígenas, alfabetização de jovens e adultos, assistência técnica, orçamento participativo, entre outros.

O Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil, promovido pelo CAU/RS, revela que arquitetas e urbanistas mulheres são maioria no país e os números indicam um futuro majoritariamente feminino na profissão. No entanto, mulheres ainda são minoria em cargos de representação e poucas receberam destaque em prêmios como o Pritzker ou o Colar de Ouro do IAB.

“Uma cidade projetada para mulheres, idosos e crianças é uma cidade boa para todos”, defende Daniela Sarmento, presidente do CAU/SC e articuladora do Ciclo de Debates. O evento desperta para a relevância de pensar quem projeta as cidades e o que está sendo feito em termos de política urbana na perspectiva de gênero.

Desde agosto de 2019, o CAU/RS conta a Comissão Temporária de Equidade de Gênero (CTEG). O grupo é formado pelas arquitetas e urbanistas Roberta Edelweiss (conselheira do CAU/RS e coordenadora), Marisa Potter (conselheira do CAU/RS), Paula Motta (coletivo Turba), Cláudia Fávaro (especialista em Gestão Estratégica do Território Urbano) e a fundadora da ONG Mulher em Construção, Bia Kern.

Em dezembro, a Comissão promoveu sua primeira atividade com o objetivo de aproximar profissionais da área, coletivos e movimentos sociais para, em conjunto, dar o passo inicial na construção de políticas para a equidade de gênero na profissão. Na oportunidade, o workshop Cenários Possíveis para a Equidade de Gênero na Arquitetura e Urbanismo reuniu 45 mulheres.

Outros estados, além do CAU/BR, já possuem as suas Comissões focadas em gênero. Sejam Ordinárias, Temporárias ou Voluntárias, as Comissões trabalham em conjunto para alinhar uma pauta nacional do CAU em defesa da equidade de gênero na profissão.

Confira aqui a programação completa do Ciclo de Debates – Cidades Inclusivas para as Mulheres.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora