Cidades
|
7 de outubro de 2019
|
18:28

Eleição para o Conselho Tutelar em Porto Alegre registra o triplo de votos de 2015

Por
Luís Gomes
[email protected]
Eleição para o Conselho Tutelar em Porto Alegre registra o triplo de votos de 2015
Eleição para o Conselho Tutelar em Porto Alegre registra o triplo de votos de 2015
Votação para o Conselho Tutelar registrou grande mobilização popular | Foto: Cesar Lopes/ PMPA

Da Redação

A mobilização pelas redes sociais deu resultado. A votação para o Conselho Tutelar em Porto Alegre registrou 43.754 mil eleitores nas dez microrregiões da Capital. O número representa quase o triplo dos votantes no último pleito, em 2015, quando cerca de 16 mil pessoas participaram da eleição de conselheiros tutelares.

Cada uma das 10 microrregiões elegeu cinco novos conselheiros (confira aqui a lista dos mais votados), mas a homologação dos nomes dos vencedores só deverá ser feita até o dia 15 de dezembro, uma vez que o Ministério Público e a Comissão Eleitoral devem agora analisar os recursos e denúncias feitos em relação ao pleito. Os novos conselheiros tomam posse no dia 10 de janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos.

De acordo com a Prefeitura, mesmo com problemas com a falta de mesários que iriam trabalhar durante o pleito, todas as 239 urnas foram disponibilizadas para a votação dos eleitores. O CMDCA, com o auxílio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, remanejou mesários de outras seções para suprir as faltas e garantir o acesso dos eleitores.

A apuração foi acompanhada por dezenas de pessoas na Câmara de Vereadores.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora