Cidades
|
9 de setembro de 2019
|
20:37

Exposição censurada na Câmara de Vereadores recebe convites e já tem novos locais confirmados

Por
Sul 21
[email protected]
Exposição censurada na Câmara de Vereadores recebe convites e já tem novos locais confirmados
Exposição censurada na Câmara de Vereadores recebe convites e já tem novos locais confirmados
Ato contra censura na Câmara de Vereadores. Foto: Giulia Cassol/Sul21

Da Redação

A exposição de charges Independência em Risco, censurada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre na semana passada, já tem mais de uma dezena de convites para ser montada em outros espaços. De acordo com o cartunista Leandro Dóro, já está confirmado que os trabalhos serão expostos no Clube de Cultura, na Ramiro Barcelos, na próxima terça-feira (17). No dia 25 acontece uma exposição ao ar livre no Sintrajufe/RS. Depois, será enviada uma cópia para Paris.

Promovida pela Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) e pelo mandato do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), a exposição foi inaugurada na segunda-feira (2). A ideia era abordar a conjuntura atual, mas o fato de algumas obras trazerem críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) irritou vereadores como Valter Nagelstein (MDB), que cobraram uma medida da presidência da Casa.

Mesmo com a exposição tendo sido previamente aprovada, a presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal, decidiu encerrar a mostra. Como reação, os cartunistas denunciaram que estavam sendo censurados. Ainda na terça, lançaram um manifesto assinado por mais de 50 entidades em que afirmam que a decisão “remete para um tenebroso momento da história da humanidade”. Na quinta-feira (5), um grupo de manifestantes se reuniu em frente da Câmara para protestar contra a censura.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora