Cidades
|
21 de março de 2019
|
20:26

Municipários de Porto Alegre antecipam greve para segunda (25)

Por
Luís Gomes
[email protected]

Da Redação

Após a Câmara dos Vereadores antecipar para a próxima segunda-feira (25) a votação do Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE 02/2009), que promove alterações na carreira dos servidores municipais, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) decidiu, em assembleia realizada na quarta-feira (20), antecipar a greve da categoria para o mesmo dia. Originalmente, a paralisação estava prevista para o dia 26, data que o sindicato esperava ser a da votação do projeto na Câmara.

De acordo com o Simpa, a categoria irá se mobilizar diante da Câmara a partir das 8h30 de segunda para acompanhar a votação dos vereadores. Similar ao PLCE 08/18, que foi rejeitado pelos vereadores no ano passado, o PLCE 02/2019 extingue a progressividade do percentual de regimes e os adicionais por tempo de serviço. Além disso, altera os avanços de salário de 5% a cada três anos para 3% a cada cinco anos e muda as regras das Funções Gratificadas (FGs). Para o Simpa, o ponto mais problemático é a mudança de incidência de reajustes sobre a base do salário e não mais sobre os adicionais, o que achataria os vencimentos que já não são repostos de acordo com a inflação há dois anos.

Nesta noite (21), às 19h, ocorre a Audiência Pública para debater o PLCE 02/2019. Os municipários alegam que o projeto, encaminhado sob regime de urgência, não foi debatido pela governo de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) com os servidores.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora