Cidades|Últimas Notícias>Geral
|
25 de março de 2019
|
18:35

Após infestação de carrapatos, UTI Neonatal do Hospital Presidente Vargas deve reabrir nesta segunda

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Da Redação

A UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre, está interditada desde o último sábado (23) devido a uma infestação de carrapatos. Segundo a assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a previsão é de que o espaço seja liberado ao longo desta segunda-feira (25) para o retorno dos pacientes.

De acordo com a SMS, a direção do Presidente Vargas identificou na quinta-feira (21) a presença dos carrapatos em uma sala da UTI onde estavam internadas cinco crianças, e  acionou um grupo de avaliação de risco composto pela Comissão de Infecção Hospitalar, pela Segurança do Paciente, pela Higienização e pela equipe de atendimento do local.

Após a confirmação da infestação, os cinco pacientes foram transferidas para outra área do hospital, juntamente com outras 12 crianças que estavam internadas na UTI.

A previsão era de que a UTI Neonatal reabrisse no último domingo (24), após a detetização e limpeza de todas as salas do local. Porém, o HMIPV resolveu fazer uma nova limpeza em todo o andar nesta segunda.

Conforme a Assessoria de Comunicação da SMS informou ao Sul21, o HMIPV afirmou que durante esta tarde está conversando com os familiares dos internos da UTI para “esclarecer que as medidas tomadas foram por causa de questões de segurança dos pacientes”.

Confira a nota na íntegra: 

A direção do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas informa que há dois dias tomou conhecimento do aparecimento de artrópodos em uma sala da UTI Neonatal. Imediatamente o grupo de avaliação de risco foi acionado junto a Direção Geral. Este grupo é composto pela Comissão de Infecção Hospitalar, Segurança do Paciente, Higienização, além da equipe de atendimento do local.

Ao avaliar as amostras com a equipe de zoonoses da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou-se infestação localizada por carrapato em uma das salas e as cinco crianças que lá estavam foram imediatamente transferidas para outra sala sem qualquer dano às mesmas.

Com a confirmação técnica do fato, a orientação conjunta do engenheiro da empresa responsável para desinsetização de hospitais da Prefeitura de Porto Alegre que começou o trabalho imediatamente, aplicando um produto que é considerado um dos melhores e elimina 100% dos carrapatos em uma única aplicação. É necessário que o local fique interditado por 24 horas antes da limpeza terminal que será realizada no domingo. O produto é inodoro e sem riscos para as pessoas.

A direção do HMIPV informa ainda que todas as medidas estão sendo foram tomadas e foram transferidas as 17 crianças da UTI Neonatal, para outra área organizada no próprio hospital, para que esta limpeza seja feita preventivamente em todas as salas da UTI Neonatal para segurança completa dos bebês e das equipes.

O HMIPV comunicou restrição para internação de Gestantes com Risco de Parto Prematuro para garantir a segurança de todos os pacientes. As pacientes, exceto se estiverem com parto iminente ou absoluta emergência, estão sendo encaminhadas a outros hospitais através da regulação do SAMU. Ainda não se sabe a causa desta infestação mas a apuração já está sendo realizada.

A previsão é que ao longo do dia o local seja liberado para retorno dos pacientes e retomada dos atendimentos.

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora