Cidades
|
15 de janeiro de 2019
|
13:19

Sem água há seis dias, moradores da Vila Jardim protestam mas não conseguem contato com Dmae

Por
Sul 21
[email protected]

Giovana Fleck

“Queremos água!”, gritavam os cerca de 20 moradores do bairro Vila Jardim em manifestação que bloqueou a Avenida Protásio Alves. Inconformados com a falta de abastecimento de água desde a quarta-feira (9), famílias foram para a rua chamar a atenção para o descaso da Prefeitura no final da tarde da segunda-feira (14).

Segundo os moradores, a falta de água não é algo comum no verão, mas já aconteceu outras vezes. “No ano passado, o bairro inteiro ficou dois dias sem água. Mas foi algo resolvido com certa rapidez. Dessa vez não, não temos nem contato com a Prefeitura”, explica Ben Hur Fonseca, morador da rua Praça Doutor Baltazar de Bem. De acordo com ele, há um ano, o motivo da falta de água seria uma falha de equipamento em uma das casas de bombeamento do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto).

A rua onde Fonseca mora contorna a praça de mesmo nome, em trajeto que se assemelha à forma da letra “u”. Há seis dias, as cerca de 30 casas que rodeiam o espaço não recebem água encanada. “Estamos comprando água para beber e contando com vizinhos, que moram longe, para banhos e manter a higiene pessoal”, explica Fonseca. O morador explicita que a comunidade não conseguiu contato algum com a Prefeitura ou representantes do Dmae.

O Sul21 tentou entrar em contato com o Departamento Municipal de Água e Esgoto, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Atualização – 15/01/2019, às 15:19

Após a publicação, o Dmae entrou em contato com o Sul21 para informar que a falta de abastecimento no bairro Vila Jardim foi, inicialmente, causada por problemas na estação de bombeamento Cristiano Fischer. Apesar do aparente conserto, segundo a assessoria de comunicação do Departamento, a ausência de água não foi resolvida pois outras duas casas de bombas nas proximidades também teriam tido problemas técnicos nos últimos dias. Segundo o Dmae, as estações de bombeamento na rua Gioconda e na rua Seival teriam sido reparadas apenas nesta terça-feira (15). Assim, o serviço deverá ser normalizado até o final da tarde.

O Dmae reforça que problemas na rede de abastecimento devem ser reportados para o número 156. A partir da denúncia, um cronograma é estabelecido para deslocar as equipes responsáveis para realizar os devidos reparos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora