Cidades
|
17 de janeiro de 2019
|
17:49

MPF ajuíza ação contra prefeito de Porto Xavier por irregularidades no emprego de verbas federais

Por
Sul 21
[email protected]

Do MPF-RS

O Ministério Público Federal (MPF) em Santo Ângelo ajuizou ação civil por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser (PP), e contra o ex-secretário municipal de saúde, Sérgio Antônio Alves dos Santos, por irregularidades no emprego de verbas federais fornecidas ao município para aquisição de medicamentos, decorrentes de emenda parlamentar do deputado à época Paulo Roberto Manoel Pereira.

Dos R$ 250 mil advindos de emenda parlamentar, apenas pouco mais de 5 mil do objeto do convênio foi executado, sendo que grande parte dos medicamentos adquiridos não foi sequer distribuída.

A lista dos medicamentos que supostamente foram adquiridos foi feita sem qualquer critério ou conhecimento técnico, sendo que boa parte deles não tinha qualquer aplicação para a farmácia básica municipal, conforme depoimento das farmacêuticas do município que, mesmo responsáveis pela requisição e e estoque de medicamentos, não foram consultadas neste caso.

Ainda, a licitação e a compra de medicamentos se deram na mesma época em que foi deflagrada a Operação Saúde, sendo que algumas das empresas que venceram o certame foram as mesmas investigadas no bojo daquela operação, utilizando-se do mesmo modus operandi.

Mesmo não havendo comprovação do efetivo recebimento e distribuição dos medicamentos, Sérgio, reiteradamente encaminhou a ordem de serviço para pagamento que eram autorizados por Vilmar, em benefício das empresas envolvidas na Operação Saúde.

A indisponibilidade dos bens dos réus, pedida liminarmente para garantir o ressarcimento dos valores ao erário, já foi deferida pelo justiça federal de Santo Ângelo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora