Cidades
|
4 de dezembro de 2018
|
12:45

Prefeitura de São Leopoldo decreta situação de emergência na saúde por falta de repasses

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeitura de São Leopoldo decreta situação de emergência na saúde por falta de repasses
Prefeitura de São Leopoldo decreta situação de emergência na saúde por falta de repasses
Reunião no gabinete do prefeito na segunda-feira (3) definiu a necessidade de assinatura do decreto. Foto: Valentin Thomaz/Prefeitura de São Leopoldo

Da Redação 

A partir das 14h desta terça-feira (4), o sistema de saúde de São Leopoldo estará em estado de emergência. O prefeito Ary Vanazzi, assinará o decreto de situação emergencial no atendimento hospitalar e nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras medidas.

A ação é justificada pela falta de repasses por parte do Governo do Estado. Segundo a Prefeitura, os atrasos intensificaram a precarização das condições da saúde. Por meio de nota, a administração afirma que há uma “falta de uma perspectiva real de solução”.

Na segunda-feira (3), o prefeito se reuniu com o secretário-geral de governo Marcel Frison; a presidenta do Hospital Centenário, Quélen da Silva, e o secretário de Saúde, Ricardo Charão.  “O quadro se agravou e não há perspectivas a curto prazo. Não temos condições de manter os serviços sem os repasses do Governo do Estado, a crise é muito grave”, ressaltou Vanazzi.

Na quarta-feira (21), o prefeito já havia anunciado que o Hospital Centenário – que é referência para 18 municípios, realizando cerca de 300 consultas e 180 cirurgias eletivas mensalmente – passaria a atender apenas casos de urgência e emergência.

Pelo menos outros quatro municípios gaúchos já paralisaram ou reduziram seus serviços pela falta de repasses. Por meio de nota, o governo afirma que deverá ter a data de pagamento dos recursos em aberto nos próximos dias.

Atualização – 04/12/2018, às 15:10 

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que estão em aberto R$ 195 milhões em repasses para hospitais no estado. Para programas municipais, são cerca de R$ 536 milhões. Segundo a assessoria da SES, a projeção é realizar o pagamento ainda na primeira quinzena de dezembro.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora