Cidades
|
2 de novembro de 2018
|
15:17

Propostas para flexibilizar venda ambulante no Centro serão enviadas ao prefeito

Por
Sul 21
[email protected]
Propostas para flexibilizar venda ambulante no Centro serão enviadas ao prefeito
Propostas para flexibilizar venda ambulante no Centro serão enviadas ao prefeito
Ofício propõe relaxamento da legislação sobre ambulantes | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Milton Gerson,
da CMPA

Um ofício ao prefeito Nelson Marchezan, propondo temporariamente o relaxamento da fiscalização, a criação de uma feira regulamentada para os vendedores ambulantes na Rua da Praia e o estudo para a alteração da Lei 10.605/2008, que estabeleceu o Quadrilátero do Centro Histórico o perímetro formado pelas Ruas Dr. Flores, Riachuelo, Caldas Júnior e Avenida Mauá, foi o encaminhamento do encontro que reuniu representantes do governo municipal, dos camelôs e do Legislativo, na manhã desta terça-feira. A atividade resultou de requerimento da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) junto à Comissão de Urbanismo, Transporte e Habitação (Cuthab).

Sob a presidência do vereador Elizandro Sabino (PTB), participaram o diretor do departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Luís Antônio Steglich Costa; o chefe de Equipe Operacional da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento; o representante da Associação dos Feirantes da Rua da Praia, Roger Luiz Almin de Oliveira; o representante da executiva da União Nacional do Comércio Ambulante, Juliano Fripp, além dos vereadores da Cuthab, Roberto Robaina (PSOL), Paulinho Motorista (PSB) e Dr. Goulart (PTB).

Conforme Melchionna, o seu gabinete tem recebido inúmeras denúncias de crescimento da repressão ao comércio ambulante. Ela esclareceu que é preciso regular a atividade diante da crise econômica e do desemprego que levam uma grande parcela dos brasileiros a buscar na atividade informal a sua fonte de subsistência. A parlamentar sugeriu a criação de uma feira que consolide um espaço de trabalho ordenado para a atividade. Ressaltou que, “por uma questão de constitucionalidade”, a alteração da lei sobre o Quadrilátero deve ser proposta pelo Executivo. “Não sabemos se o governo quer ou não fazer isso. É preciso que se tenha uma posição clara”, cobrou.

Juliano Fripp e Roger de Oliveira manifestaram a preocupação dos ambulantes. “Eles não estão na rua por desejo, mas por falta de opção. Estão ali para prover o sustento de suas famílias, o que vem sendo impedido”, destacou Fripp, enfatizando o aumento da perseguição por parte dos agentes de fiscalização. Em contraponto, Marcelo Nascimento, da Guarda Municipal destacou que a corporação apenas cumpre o que está determinado na lei, mas que os agentes têm adotado uma postura diferenciada nesses casos, sempre procurando o diálogo em primeiro lugar. “Compreendemos a situação, mas não podemos deixar de observar a legislação. E se houver abuso por parte de algum agente, ele deve ser relatado à ouvidoria ou à corregedoria”, salientou. Disse também que para colocar fim ao conflito é preciso mudar a lei.

Para Luís Costa, diretor de Indústria e Comércio da SMDE, o estabelecimento do quadrilátero e as permissões do que pode e não pode nesse perímetro, são as premissas para a ação do Executivo. Ele ainda ressaltou que o departamento de Indústria e Comércio tem se reunido e dialogado constantemente com os ambulantes. Citou como exemplo os que atuam na Orla do Guaíba, espaço onde foram criadas quatro zonas de ocupação, em regime de rodízio, onde é permitida a comercialização. “Assim ninguém pode reclamar que foi preterido de uma área melhor, pois todos passam pelas quatro zonas”, destacou.

Roberto Robaina (PSOL) lamentou que o atual governo tenha intensificado a pressão sobre o comércio de rua em um momento de dificuldades financeiras para a população, em que essa atividade resta como a alternativa para a renda diante da falta de emprego. Disse que é preciso manter firme a mobilização e a organização do movimento, ampliando-o, como a única forma de garantir a conquista do direito ao trabalho. Dr. Goulart afirmou que paralelamente à proposta de criação da feira e da mudança da lei, irá encaminhar ao prefeito um pedido de providências para que seja estabelecido, ao menos, um horário em que os ambulantes possam atuar, sem serem impedidos pelos fiscais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora