Cidades
|
27 de agosto de 2018
|
21:50

Mães da Vila Dique vão ao MP pedir ajuda sobre fechamento de buraco em muro

Por
Sul 21
[email protected]
Mães da Vila Dique vão ao MP pedir ajuda sobre fechamento de buraco em muro
Mães da Vila Dique vão ao MP pedir ajuda sobre fechamento de buraco em muro
Crianças dependiam de buraco feito em muro para chegar à escola | Foto: Estela Vilanova/ Assessoria Vereadora Sofia Cavedon

Débora Fogliatto

Há 20 dias, cerca de dez crianças da Vila Dique não conseguem frequentar a Escola Municipal de Educação Infantil Vila Floresta. Isso porque um buraco improvisado no muro que divide a comunidade da Avenida Sertório foi fechado, inviabilizando a passagem das mães e crianças. Nesta segunda-feira (27), a vereadora Sofia Cavedon (PT) levou um grupo de mães da Dique a uma reunião com o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles, do Ministério Público Estadual (MP/RS). O encontro, no entanto, não teve o resultado esperado pelas mulheres, segundo Sofia.

Localizada ao lado do Aeroporto Salgado Filho, há nove anos a Dique é afetada pelas obras de ampliação do aeroporto. Parte da comunidade foi reassentada no Conjunto Habitacional Porto Novo, no bairro Rubem Berta, e os moradores que permaneceram no local acabaram ficando sem equipamentos básicos como posto de saúde e escolas. As cerca de 300 famílias que vivem no local querem permanecer lá, mas a situação é precária. “O MP tem que tratar o grave problema social que é o fato de uma obra estar se instalando sobre as famílias. A maioria está lutando para ficar ali, mas igual as moradias alternativas não estão prontas para recebê-las. Então é cruel e equivocada essa política de retirar todas as políticas públicas, inclusive o acesso às vias”, avalia Sofia.

Na próxima sexta-feira (31), as mães também terão uma reunião com a procuradora Danielle Bolzan Teixeira, da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, e a expectativa é que soluções sejam propostas neste encontro. “O encaminhamento do subprocrador foi ligar para a Danielle, e nós já tínhamos pré-agendado uma reunião com ela. Esperamos que na sexta haja uma resposta mais resolutiva”, resumiu a vereadora.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora