Cidades
|
8 de agosto de 2018
|
21:03

Após ocupação da Prefeitura, Simpa aprova manutenção da greve

Por
Luís Gomes
[email protected]
Após ocupação da Prefeitura, Simpa aprova manutenção da greve
Após ocupação da Prefeitura, Simpa aprova manutenção da greve
Assembleia dos municipários foi realizada na Casa do Gaúcho, no Centro de Porto Alegre | Foto: Divulgação

Da Redação 

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (8), o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) aprovou a continuidade da greve da categoria, iniciada no 31 de julho. A decisão ocorre um dia depois de os servidores municipais ocuparem as dependências da Prefeitura para exigir que o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) estabeleça uma mesa de negociação com a categoria, ação que acabou sem acordo depois de cerca de 12 horas de ocupação.

O Simpa entrou em greve pela primeira vez neste ano no início de julho, em protesto a projetos encaminhados pelo Executivo à Câmara de Vereadores e que eram considerados por eles como prejudiciais aos servidores. Antes dos parlamentares entrarem em recesso, o principal dos projetos, que alterava as regras de remuneração do funcionalismo, foi derrotado por 22 votos a 6. Nesta segunda-feira (6), contudo, a Prefeitura conseguiu aprovar, por 19 votos a 15, a criação de um novo fundo de previdência complementar, o que também era alvo de críticas dos servidores.

Além de outros projetos que ainda aguardam votação, como o que extingue a licença-prêmio, os servidores cobram da Prefeitura o fim dos parcelamentos salariais e negociações para que possam ter o salário ao menos reajustado pela inflação, já que não receberam a reposição em 2017, nem neste ano. Desde o ano passado, os servidores acumulam defasagem de 6,85% ante a inflação, além das perdas histórias na ordem de 8,85%.

Além da greve, os municipários também decidiram participar do Dia do Basta, na próxima sexta-feira (10),  que será promovido pelas centrais sindicais e movimentos sociais em defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos trabalhistas, por justiça e contra retrocessos.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora