Cidades|z_Areazero
|
16 de julho de 2018
|
20:48

Oposição vai colher assinaturas para CPI sobre exames pré-câncer em Pelotas

Por
Luís Gomes
[email protected]
Problemas foram verificados em exames realizados com pacientes da UBS Bom Jesus, em Pelotas | Foto: Divulgação/Ascom Pelotas

Da Redação

Em reunião realizada nesta segunda-feira (16), a Executiva municipal do PT em Pelotas decidiu que começará, a partir desta terça-feira (17), a coletar as assinaturas para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores local para investigar as denúncias de fraudes em exames de pré-câncer na cidade.

Na última quinta-feira (12), o jornal Diário da Manhã, de Pelotas, publicou uma matéria com a denúncia de que o laboratório contratado pela prefeitura para realizar os exames de prevenção do câncer de colo do útero estava fazendo a análise por amostragem. Isto é, de cada 500 exames, apenas cerca de 5 eram analisados de fato. O resto indicava que o resultado seria normal, independente da real condição da paciente.

A Câmara de Vereadores de Pelotas conta com 21 vereadores, sendo necessários ao menos sete assinaturas para que uma CPI seja aberta. Pela avaliação do PT local, há pelo menos sete vereadores que poderiam assinar o requerimento de CPI: dois do próprio PT, três do PDT, um do PSOL e um do PSB.

Também nesta segunda, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), publicou uma postagem em suas redes sociais em que afirma estar voltando à cidade depois de uma semana fora para apurar as denúncias. “Estou voltando a Pelotas, depois de uma semana, muito preocupada com a gravidade das denúncias sobre os exames citopatológicos. Não vou descansar enquanto não descobrir toda a verdade sobre os fatos e garantir segurança às mulheres que buscam o sistema único de saúde da cidade”, disse.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora